Ecofuturo realiza edição virtual do programa Meu Ambiente

 

Publicado por: Instituto Ecofuturo

Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, desenvolve a primeira edição on-line do Meu Ambiente, programa de educação ambiental realizado desde 2010, de forma presencial, no Parque das Neblinas. A iniciativa, que envolve educadores de escolas públicas de Suzano, Mogi das Cruzes e Bertioga – região do entorno da reserva gerida pelo Ecofuturo – , busca promover a valorização da natureza como espaço educador e sensibilizar para que temas relacionados à sustentabilidade sejam trabalhados de forma interdisciplinar, dentro e fora das salas de aula.

Este ano, adequando-se às medidas de distanciamento social para prevenção à COVID-19, o programa foi adaptado para o modelo de educação a distância. A primeira edição, que teve início em outubro e será realizada até dezembro, reúne 45 participantes, todos professores da rede municipal.   

Por meio da formação on-line, o objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos que unem educação e natureza mesmo nos contextos de aprendizagem a distância. Para isso, o curso terá, ao todo, 40 horas – divididas em 30h de aula e 10h para elaboração do projeto final –, com a utilização de diversas ferramentas de comunicação, como sala de aula virtual, vídeos inspiradores e podcasts. Outros recursos, como e-mail e a criação de um grupo em aplicativo de mensagens instantâneas, buscam contribuir para a troca de conhecimento entre os participantes, além de facilitar que dúvidas e sugestões sejam prontamente recebidas.

No encerramento do programa, em dezembro, será realizado um encontro virtual aberto ao público, em formato de live. Durante o evento, acontecerá o lançamento de uma publicação digital sobre os projetos desenvolvidos pelos educadores participantes desta edição. Toda a formação será disponibilizada pela plataforma EAD lançada recentemente pelo Ecofuturo.

“Idealizar a primeira edição do Meu Ambiente a distância foi desafiador, porque, desde 2010 promovemos encontros presenciais com educadores para uma sensibilização e vivência na natureza.  Como levaríamos essa experiência significativa para um ambiente virtual? Concluímos, então, que um conteúdo bem elaborado, prático e humanizado, aliado às diversas ferramentas tecnológicas disponíveis, seria uma alternativa para continuarmos compartilhando esse conhecimento e para estimular um olhar mais atento e cuidadoso à natureza presente no dia a dia, ainda que dentro de nossas casas. Entendemos que refletir sobre o potencial educador do ambiente natural, assim como sobre a conexão com a natureza, se torna ainda mais essencial e urgente nesse momento”, afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade do Instituto.

Até 2019, já participaram do programa Meu Ambiente mais de 200 educadores e 6 mil alunos, de 90 escolas municipais do entorno do Parque das Neblinas.

 

Apoio institucional