Edelman divulga resultados da pesquisa Trust Barometer 2015

Por: GIFE| Notícias| 16/02/2015

A Edelman, agência multinacional de Relações Públicas, acaba de lançar os resultados da pesquisa Edelman Trust Barometer, realizada para medir o nível de confiança das pessoas em quatro grupos institucionais – Governo, Empresas, ONGs e Mídias. O estudo foi desenvolvido pela Edelman Berland, braço de pesquisa da rede que, entre outubro e novembro de 2014, realizou 33 mil entrevistas online, em 27 países.

Do total de entrevistados, 27 mil correspondem ao público em geral e 6 mil fazem parte da categoria “público informado” (ou seja, grupo que possui educação superior, hábito de consumir notícias diversas vezes na semana e acompanham temas sociais e políticos).

Além de trazer os resultados globais, o relatório também traz leituras e recortes por país. Por exemplo, os dados mundiais apontam uma diminuição da confiança que a população tem no governo, na iniciativa privada, nas ONGs e nas mídias, sendo que, em dois terços dos países, o nível de confiança geral está abaixo dos 50 pontos – pior resultado desde 2008. As maiores baixas foram no Canadá, na Alemanha, na Austrália e em Cingapura.

Nessa edição, pela quarta vez consecutiva, os dados totais indicam que o governo é a instituição menos confiável, apresentando níveis de confiança abaixo de 50% em 19 dos 27 países pesquisados, como nos EUA (41%), no Reino Unido (43%), no Japão (40%) e no Brasil (37%).

Já no que se refere ao nível de confiança nas ONGs, os números caíram ou se mantiveram em aproximadamente dois terços dos países, quando comparados ao estudo anterior. Os dados globais também mostram que a mídia foi considerada uma instituição crível por 51% dos respondentes. Uma das novidades dessa edição é que, pela primeira vez, as ferramentas online de informação foram consideradas mais confiáveis do que as tradicionais, aparecendo à frente com 64% “contra” 62%.

Níveis de confiança no Brasil
O recorte nacional revela que as empresas são o grupo institucional mais confiável (73%), seguidas pelas organizações não-governamentais (70%). A credibilidade conferida ao governo foi de 37%, pouco mais da metade atribuída ao setor privado. Os dados brasileiros também indicam um declínio no nível de confiança que a população tem na mídia, registrando 56% – queda de sete pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Ao contrário dos resultados globais, no Brasil, a credibilidade das ONGs apresentou um aumento de oito pontos percentuais (chegando a 70%). No que se refere à credibilidade das mídias digitais comparadas às tradicionais, o Brasil seguiu a tendência global, apresentando maior nível de confiança nas ferramentas online (79%) do que nas tradicionais (66%).

O Edelman Trust Barometer é realizado anualmente e esse ano chegou a sua 15a edição. Para obter mais informações e acessar o pesquisa completa, com os resultados globais e o recorte brasileiro, acesse o site da Edelman Significa .

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