EDH – Empresários para o Desenvolvimento Humano

Por: GIFE| Notícias| 07/12/2004

Nome da organização: Philips do Brasil Ltda.
Qual a missão da organização? *Ter um conjunto ordenado e permanente de ações para atuação responsável da Philips do Brasil, permitindo e incentivando: o envolvimento de seus funcionários, o desenvolvimento das comunidades onde a Philips atua, o fortalecimento da imagem da Philips junto aos seus diversos públicos.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? *O Programa Philips de Responsabilidade Social atua nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, sendo que, para estes dois últimos itens, ela utiliza também a “”educação”” como ferramenta. Ou seja, todos os seus programas são de prevenção.
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? * Os projetos desenvolvidos pela Philips têm como foco principal crianças, jovens e adultos que estejam em situação de exclusão social, além do governo e escolas da rede pública.

* Os dados acima são baseados no Programa Philips de Responsabilidade Social.

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: EDH – Empresários para o Desenvolvimento Humano
Data do início da parceria: Setembro de 2002
A parceria está: Em andamento

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

O Instituto Ayrton Senna, conhecido pela sua forte atuação com foco em crianças e adolescente, possuia dois programas muito bem estruturados, com foco na melhoria educacional.

No Brasil, 40% dos alunos que iniciam a primeira série, repetem uma, duas ou três vezes. O tempo vai passando, a infância também, e o futuro começa a ser uma incógnita porque não há perspectivas. Baseado nesta realidade, nasceu o Programa Acelera Brasil, em 1997. O objetivo do programa é combater a repetência e o fracasso escolar, partindo do princípio de que “” toda criança é capaz de aprender””, corrigindo a defasagem na relação idade x série e recuperando os anos letivos em atraso. O programa foi criado pela consciência de que corrigir o fluxo escolar é pré-requisito para qualquer projeto de reforma e melhoria da qualidade educacional.

Quando este programa foi implantando, houve uma nova descoberta: cerca de 35% dos alunos que apresentavam distorção idade x série não estavam sequer alfabetizados, o que impedia a continuidade do processo de aprendizagem. E assim, nasceu o outro programa do Instituto, chamado Se liga Brasil. O desafio deste programa é o de criar e implementar um programa que desse conta de acabar com este problema, alfabetizando os alunos que, apesar de estarem há vários anos na escola, ainda se encontram analfabetos.

E os resultados destes dois programas, que foram implantados, comprovam a eficiência: no Estado onde o Se Liga Brasil foi implantado, Goiás, o índice de aprovação dos alunos entre as séries foi de 98,3% e o índice de desistência caiu para 2,2%. E com o programa Acelera, 99,95% dos alunos foram “”promovidos e acelerados””, ou seja, além de terem sido aprovados para a série seguinte, eles passaram por um processo intensivo de estudos, onde concluiram dois anos em um, recuperando assim, a auto-estima e a motivação para estudar. Hoje o Acelera Goiás atinge cerca de 25.000 crianças e o Se Liga atinge cerca de 8.000 crianças em 242 municípios goianos.

Em 2002, Viviane Senna, fez uma apresentação a alguns dos principais líderes empresariais do país sobre a distância entre o Índice de Desenvolvimento Humano e o Produto Interno Bruto. O Brasil é a 15ª economia mundial e ocupa a 65º no ranking do IDH. Estes indíces motivaram não só a criação do movimento inédito da iniciativa privada (o grupo de executivos EDH) como também uma aliança com o próprio Instituto Ayrtonn Senna para buscar uma solução efetiva.

O EDH – Empresários para o Desenvolvimento Humano, hoje formado por 50 lideranças empresariais é o marco de um novo paradigma de responsabilidade social corporativa em que grandes lideranças empresariais se reúnem em torno de uma mesma causa, por meio de ação conjunta, para transformar o cenário desigual social. Após uma ampla análise dos índices de analfabetismo e repetência nas Regiões do Norte e Nordeste, Pernambuco. por ser um dos estados críticos, foi escolhido como local para a realização do programa. Assim, o EDH e o Instituto Ayrton Senna, juntamente com o Governo de Pernambuco, buscaram a materialização do projeto com um amplo e profundo trabalho voltado a estudantes do ensino fundamental daquele Estado.

Durante o biênio 2003/2004 o EDH é presidido Marcos Magalhães, Presidente da Philips do Brasil

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

Em maio de 2003, considerado o ano da “”largada”” do programa, foi realizada a implantação do Se liga. Ao final do ano, alcançamos os seguintes números:

  • 48 Municípios
  • 243 Escolas Estaduais Municipais
  • 640 Professores
  • 14.500 Alunos
  • 880 Educadores capacitados

O Se Liga conseguiu integrar 14.500 dos alunos das Escolas Públicas do Estado ao programa. Deste total de alunos, 91% concluiu o programa. Dos 9% que deixaram a escola, apenas 3,9% foram por abandono e 6,1% foram transferidos. 81% dos alunos foram alfabetizados com sucesso.

Durante 2004, acontecerá a implantação do Acelera e a expansão do Se liga, com a seguinte meta:

  • 118 Municípios
  • 990 Escolas Estaduais e Municipais
  • 1720 professores
  • 43 mil alunos
  • 2078 Educadores

A previsão é de que sejam necessários 6 anos para o cumprimento do Projeto EDH (Programa Se liga Pernambuco + Programa Acelera Pernambuco ) com a expectativa de que 627 mil estudantes sejam beneficiados.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

Existe avaliação constante do avanço do programa em cada município. No entanto, a avaliação da metodologia em si, já havia se dado quando estes projetos aconteceram isoladamente em Goiás, na ocasião sob a aliança das empresas Nokia e Vivo. A partir da constatação da eficácia da metodologia, existem avaliações específicas que fazem parte do acompanhamento dos programas.

Ferramentas utilizadas para a aferição dos resultados:

    1. Avaliação Externa

    • Controle de qualidade e padrão realizado pela Fundação Carlos Chagas.
    • Verificação dos resultados alcançados, comparando os dados com outros métodos avaliativos nacionais e com dados de anos anteriores ou de outras regiões.

    2. Monitoramento Contínuo do Desempenho dos Alunos

    • Acompanhamento Gerencial e Pedagógico.
    • Controle de frequência, leitura, escrita, livros lidos e “”para casa”” realizados.
    • Curriculum de Língua Portuguesa e Matemática, especialmente elaborados direcionando o planejamento dos professores e avaliação dos alunos.
    • Avaliação trimestral dos alunos, com base no curriculum dos professores.
    • Análise de todos os dados pela equipe do Programa, que imediatamente orienta procedimentos pedagógicos para melhoria dos resultados.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

  • A multiplicidade de empresas parceiras e suas equipes, exigiu o estabelecimento de novos processos de gestão conjunta para que fosse possível atender às diferentes demandas.
  • Foi necessário estabelecer critérios de divulgação das múltiplas logotipias e diretrizes para a divulgação do projeto como sendo resultado da ação conjunta de todos os aliados.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

  • Comprometimento de novos lideres empresariais com a causa de alargar o conceito de responsabilidade social corporativa, imprimindo-lhe um novo rosto (enquanto concepção) e um novo dinamismo (enquanto forma estratégica de atuação).
  • A criação de um projeto que partisse diretamente do desejo individual e sincero dos principais responsáveis pelas empresas, por acreditarem na causa.

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