Edital disponibiliza R$ 8 milhões para água e saúde pública

Por: GIFE| Notícias| 27/10/2008

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou um edital que disponibiliza R$ 8 milhões para o apoio de pesquisas relacionadas à água e saúde pública. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 30 de outubro.

Os recursos, provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e do Fundo Setorial de Saúde, financiarão projetos que se enquadrem entre as dez linhas temáticas de pesquisa.

Segundo o CNPq, o objetivo é incentivar estudos de avaliação integrada de risco à saúde humana em populações expostas à água contaminada, além de projetos relacionados ao desenvolvimento técnicas alternativas na área de tratamento de água e esgotos.

“”Ciclos de vida de organismos aquáticos causadores de infecções””, “”Prevenção, monitoramento e remediação de contaminação das águas superficiais e subterrâneas””, “”Estudos epidemiológicos em populações expostas à contaminação hídrica””, “”Avaliação de risco à saúde humana decorrente da reutilização de águas residuárias””, “”Processos voltados à melhoria da qualidade de água em reservatórios”” são algumas das linhas contempladas.

Projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste receberão 30% do valor total dos recursos. Em contrapartida, as instituições devem oferecer 30% do valor necessário para a execução dos projetos.

Poderão participar pesquisadores doutores atuantes na área, com vínculo empregatício ou funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, nacionais, todos sem fins lucrativos.

Outras Informações: www.cnpq.br/editais/ct/2008/045.htm.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional