Edital financiará projetos inovadores voltados para crianças

Por: GIFE| Editais| 01/09/2014

Uma iniciativa do “Saving Brains”, programa do Grand Challenges Canadá, financiará propostas voltadas à promoção do desenvolvimento da criança, com ênfase nos primeiros mil dias de vida. O edital, promovido em parceria com Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), prevê investimentos de até 520 mil reais por projeto.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 8 de setembro. Poderão ser inscritas iniciativas de organizações não governamentais, universidades, empresas, prefeituras e governos, desde que o projeto tenha como parceiro uma instituição da sociedade civil organizada.

Nessa segunda edição, a iniciativa contempla os seguintes temas: Negligência infantil, abuso ou maus-tratos; Exposição a elementos contaminantes/poluentes; Exposição à violência, incluindo violência na comunidade e violência por parceiro íntimo; Estimulação e/ou aprendizagem inadequada; Socialização e/ou interação inadequada; Infecção; Subnutrição; Problemas maternos de saúde mental; Saúde do recém-nascido, incluindo agressões intrauterinas e neonatais; Complicações na gravidez; Deficiências sensoriais; Estresse tóxico; ou fatores que limitem o ganho de escala, a sustentabilidade e a qualidade da prestação do serviço por trabalhadores da linha de frente.

O Programa

O Programa “Saving Brains” (salvando cérebros em português) promove a ampliação do potencial do capital humano, apoiando intervenções inovadoras que estimulam e protegem o desenvolvimento do cérebro nos primeiros mil dias de vida. Como parceiro regional do programa, a FMCSV, além de investidora, atua no acompanhamento e monitoramento dos projetos das instituições brasileiras que pleitearam o financiamento do Grand Challenges Canada.

Mundialmente, cerca de 200 milhões de crianças não conseguem atingir seu pleno potencial devido a experiências negativas provocadas por desnutrição, infecções, complicações no parto, exposição à violência, ou a falta de carinho e estimulação adequada em idade precoce.

Para acessar mais informações e se inscrever no edital, acesse a página da FMCSV.

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional