Educação é o tema com maior número de propostas

Por: GIFE| Notícias| 05/05/2008

No Dia Internacional da Educação, 28 de abril, os jovens presentes na 1ª Conferência Nacional da Juventude, que aconteceu em Brasília até o dia 30, colocaram em pauta o assunto que mais trouxe propostas: a educação.

Com 965 propostas nas conferências livres, o tema foi discutido em quatro Grupos de Trabalho. Nas falas dos participantes era possível notar diferentes necessidades, mas as mesmas preocupações: a qualidade de ensino e a necessidade de criar mecanismos que permitam que o aluno possa freqüentar a escola.

Para o estudante Graciliano Augusto da Silva, do estado de Alagoas, é difícil acabar com a evasão escolar sem pensar diversas questões. “”No Nordeste, as crianças trabalham na enxada a manhã inteira e depois vão para a escola. Lá, recebem uma merenda que é um copo de leite misturado com água e três bolachas””, disse.

“”Nossos problemas são muitos: as crianças são transportadas em pau-de-arara; no inverno não estudam, porque é quando as famílias plantam e as crianças precisam trabalhar; os jovens são humilhados por não terem uma roupa adequada para estudar””, completou Silva.

Paulo Santos, da cidade de Jandira (SP), trouxe o problema do estado com pior nível de educação do país. “”São Paulo é o estado que mais arrecada impostos e o que tem o pior nível de educação pública do Brasil. Além disso, o estudante de escola pública tem pouca expectativa: quando termina o ensino médio não tem mais o que fazer””, contou.

Representado os trabalhadores assentados e quilombolas do estado da Bahia, a estudante de Pedagogia do Campo, Edinólia Moreira de Oliveira, contou que o investimento na região é pouco para atender a todos os estudantes. “”Temos várias experiências de educação no campo, mas não é o suficiente para a demanda que temos””, explicou.

Para Dimitry Soares, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, o Brasil dá muita atenção ao ensino superior e deixa de lado a educação básica. “”Não adianta pensar só em formar uma pessoa para trabalhar, precisamos garantir que todos, desde criança, tenham acesso à educação de qualidade””, disse.

Leia as reportagens produzidas pelos Jovens Comunicadores que participam da Conferência no site www.revistaviracao.org.br/juventude

(As informações são do portal Aprendiz)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional