Educadores e pesquisadores respondem a pergunta “Pra que serve a Literatura?”

Por: GIFE| Notícias| 02/12/2013

Com depoimentos de nove educadores e pesquisadores, o Instituto Ecofuturo organizou a publicação “Pra que Serve a Literatura?”, distribuída a bibliotecas públicas e comunitárias, salas de leitura de presídios, escolas públicas e privadas, pontos de leitura, educadores e ONGs.

O objetivo dessa ação, financiada pelo Banco Safra e que conta com incentivo do Ministério da Cultura, foi mostrar que o gosto pela leitura nasce no colo dos pais e se estende por toda a vida. Essa constatação baseia-se em diversas pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que aponta serem os pais (60%) e professores (45%) os principais influenciadores do hábito de leitura.

O material “Pra que Serve a Literatura?” contém depoimentos de educadores e pesquisadores como Ana Maria Machado, Maria Betânia Ferreira e Yves de La Taille, convidados pelo Ecofuturo especialmente para dividirem com os leitores o que descobriram em suas áreas de atuação e experiências pessoais em relação à questão: “Por que é importante ler literatura desde a primeira infância?”.

Além da versão impressa, o Ecofuturo desenvolveu um aplicativo para tablets e 650 audiolivros, que foram entregues a instituições que atuam com deficientes visuais. A versão eletrônica está disponível no link: http://www.bibliotecavirtualecofuturo.org.br/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional