“Educar para transformar”: Fundação Rede Amazônica e “Guerreiros da Amazônia” firmam parceria que incentiva a leitura e a educação ambiental

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 19/12/2022

Este ano, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) firmou parceria com o projeto “Guerreiros da Amazônia”. Criado em 1998, na cidade do Rio de Janeiro, um grupo de jovens se reuniu com a intenção de produzir um desenho animado investindo em um mercado novo no país. Influenciados pelas ideias da Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, enxergaram na temática amazônica uma oportunidade de colaborar com a educação ambiental, uma missão que representa de forma expressiva uma das principais missões da FRAM. “A Fundação acredita muito nessa parceria pois o projeto consegue trazer um olhar lúdico sobre a preservação. E muito mais do que incentivarmos que outros países se preocupem com a nossa Amazônia, precisamos fazer com que as futuras gerações olhem para a região com esse olhar de preservação. E o lúdico usado pelo projeto faz com que as crianças queiram vivenciar experiências e transformar a realidade de quem vive aqui”, explica a diretora-executiva da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.

A principal área de atuação do projeto “Guerreiros da Amazônia” é a criação de conteúdos lúdicos para crianças de até 14 anos. “O projeto Guerreiros da Amazônia criou, desenvolveu, produziu, exibiu e divulgou um conteúdo inédito e exclusivo de educação ambiental sobre a Amazônia. Livros ilustrados, revistas em quadrinhos, almanaques para colorir, livros para o professor, teatro, games, desenhos animados e músicas serviram de veículo lúdico para divertir e educar através da emoção. Os materiais produzidos foram desenvolvidos com muito cuidado, carinho e pesquisa para atender e contribuir para a educação básica. Todo o conjunto educacional e lúdico dos Guerreiros da Amazônia pode ser acessado ao longo dessa importante fase de percepção e de formação das ideias e do entendimento”, explicou o criador do projeto, Ronaldo Barcelos.

Mais de 12 mil livros foram doados para 500 escolas, a maioria na Amazônia, 200 mil e-books baixados pelo site do projeto e instituições parceiras e milhões de crianças impactadas, através das redes sociais e canais audiovisuais. “A Rede Amazônia exerce liderança na comunicação da região com atuação alinhada às necessidades da população local e excelente trabalho de educação e conscientização sobre preservação ambiental. Contar com apoio da Fundação Rede Amazônia elevou a credibilidade do nosso projeto e ampliou as chances de visibilidade dos nossos heróis para milhares de escolas e milhões de crianças. Temos muito orgulho dessa parceria!”, finalizou Ronaldo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional