EFC promove diálogo entre fundações e parcerias no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 09/01/2006

Unir esforços para melhorar o ambiente legal e tributário do terceiro setor, dar ênfase a programas de geração de renda, incentivar o intercâmbio de informações, apoiar a elaboração de pesquisas com foco em assuntos sociais e alinhar os investimentos sociais às Metas do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas).

Essas foram as principais metas acordadas entre os participantes do Diálogo de Fundações, Redes Sociais, Governo Brasileiro e Banco Mundial, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de fevereiro, em Brasília (DF). O evento foi realizado pelo European Foundation Centre (EFC) e o Banco Mundial, em parceria com o GIFE, Fundação Avina, Fundação Banco do Brasil, Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Clique aqui e conheça os encaminhamentos e proposições dos organizadores do encontro.

Estiveram reunidos, na capital federal, dirigentes de fundações européias e brasileiras, além de representantes do governo federal e de organizações da sociedade civil. O objetivo do Diálogo foi promover o debate entre os presentes, visando o fortalecimento da sua agenda de desenvolvimento. Para isso, foi criado um espaço de reflexão, troca de conhecimento e discussão sobre oportunidades de parcerias.

Durante três dias, foram realizadas palestras e mesas-redondas, além de quatro grupos de trabalho (Juventude: Educação, Empregabilidade, Empreendedorismo e Trabalho Comunitário/Voluntariado; Inclusão Social e Renda: Arranjos Produtivos e Democratização do Crédito; Amazônia: Uso Sustentado dos Recursos Naturais; e Nordeste: Convivência com o Semi-Árido).

Após os debates, na quinta (24) e na sexta-feira (25), os participantes fizeram visitas de campo a organizações sociais. No Rio de Janeiro, eles foram recebidos pelos institutos Telemar e Ronald McDonald e pela Fundação Roberto Marinho. Em São Paulo, as visitas aconteceram no Instituto Criança Cidadã, na Fundação Bradesco e no Instituto Ayrton Senna, todos associados do GIFE.

Parceria – Após o fim do Diálogo de Fundações, Redes Sociais, Governo Brasileiro e Banco Mundial, definiu-se a realização de reuniões periódicas para acompanhar o cumprimento das metas estipuladas. Encontros sobre o Conselho Nacional de Juventude, por exemplo, aconteceram como desdobramentos deste evento.

Os principais desafios colocados para a concretização das propostas discutidas no Diálogo são o trabalho em rede e a formação de alianças e parcerias.

Neste sentido, GIFE e EFC estabeleceram uma parceria que beneficia os membros das duas organizações, em áreas que vão do marco legal e tributário até a avaliação de impacto de projetos sociais.

Em junho, o secretário geral do GIFE, Fernando Rossetti, foi a Budapeste (Hungria), para participar da 16ª Assembléia Geral Anual e Conferência do EFC e assinar o acordo da parceria. Entre os resultados já surgidos a partir daí está a definição de outra parceria, entre GIFE, Alliance e Instituto Synergos, denominada Alliance Brasil.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional