Empreendedor Social 2007 será revelado no dia 21

Por: GIFE| Notícias| 12/11/2007

André Soares, José Flávio Pimenta, Luciano Huck, Mauricio Ruiz Castello Branco, Tião Rocha e Vinicius Martins Ferreira são os finalistas selecionados pela Fundação Schwab e pelo jornal Folha de S.Paulo para o Prêmio Empreendedor Social 2007.

O vencedor será conhecido no dia 21 de novembro, em evento no Masp (Museu de Arte de São Paulo) precedido pelo debate “”Estado e Terceiro Setor na Educação””, mediado por Gilberto Dimenstein e com a participação de Fernando Haddad, Maria Alice Setubal e Cleuza Rodrigues Repulho.

Os finalistas são André Soares, do Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado); José Flávio Pimenta, da Associação Meninos do Morumbi; Luciano Huck, do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; Mauricio Ruiz Castello Branco, do Instituto Terra de Preservação Ambiental; Tião Rocha, do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento); e Vinicius Martins Ferreira, do Crides (Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável).

O empreendedor social será eleito por um júri formado por: Amyr Klink, navegador e diretor da Amyr Klink Planejamento e Pesquisa; Fábio Rosa, fundador do Ideaas (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto-Sustentabilidade); Luiz Carlos Merege, coordenador do Centro de Estudos do Terceiro Setor da FGV (Fundação Getulio Vargas); Marco Milani, economista e coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pamela Hartigan, diretora-executiva da Fundação Schwab; Paulo Levy, coordenador de estudos macroeconômicos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; e Vaguinaldo Marinheiro, secretário de Redação da Folha.

O Prêmio Empreendedor Social 2007, que também acontece em mais 26 países, recebeu, em sua versão brasileira, recorde de inscrições (350) na primeira fase do concurso em relação aos dois primeiros anos (125 em 2005; 153 em 2006). Na segunda fase, 12 candidatos tiveram documentação avaliada pela organização do prêmio e dados financeiros analisados pela Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

Os quesitos inovação, sustentabilidade e impacto social passaram a ter peso maior neste ano. Com isso, dentre os 12 pré-selecionados, somente 6 foram visitados e chegaram à final. Os outros critérios de seleção são alcance e abrangência, efeito multiplicador, exemplo/liderança e valor agregado mútuo.

Além de reconhecimento nacional na mídia, o vencedor conquista o direito de participar, com todas as despesas pagas, da Reunião Geral para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, no México, e da Cúpula Mundial de Empreendedores Sociais, na Suíça. Nesses eventos, terá a oportunidade de trocar experiências com mais de 115 líderes sociais de outros 41 países.

Conheça os projetos finalistas por meio do site: www.uol.com.br/empreendedorsocial.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional