Enciclopédia auxilia no desenvolvimento da Primeira Infância

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2013

Criada pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância e traduzida recentemente pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância é uma publicação online que reúne artigos sobre os principais temas relacionados ao desenvolvimento psicossocial da criança – da concepção até os 5 anos.

Com a revisão técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a enciclopédia aborda 47 temas, tais como aleitamento materno, agressividade, estresse, programas de educação infantil, choro, entre outros, que ajudam a entender melhor como a criança se desenvolve e quais são os principais fatores que influenciam em seu crescimento.

O diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal acredita que a facilitação ao acesso a conteúdos de alta qualidade como da Enciclopédia, originalmente em inglês e francês, pode auxiliar no desenvolvimento das crianças de até 5 anos. “Acreditamos que o conteúdo da Enciclopédia poderia ser útil para profissionais que atuam com a Primeira Infância e a partir de 2013 será aberto espaço para artigos de pesquisadores brasileiros”, declara Queiroz.

Destinada a formuladores de políticas públicas, os gestores de serviços, profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, pesquisadores e pais, cada tema da enciclopédia é apresentado uma série de artigos escritos por renomados especialistas internacionais, apresenta os conhecimentos científicos mais atualizados. Uma síntese que aborda três questões: Qual é sua importância? O que sabemos? O que pode ser feito? A Enciclopédia também é composta por mensagens-chave direcionada a pais em um formato mais dinâmico e de fácil compreensão.
“Esperamos que ao disseminar este conhecimento ele seja aplicado para o desenvolvimento integral de nossas crianças”, diz Queiroz.

A enciclopédia está disponível em http://www.enciclopedia-crianca.com nos idiomas: francês, inglês, espanhol e português. A versão em português também pode ser encontrada nos portais do Ministério da Educação – MEC , Ministério da Saúde e no site da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional