Encontro de coordenadores Formare tem público recorde

Por: GIFE| Notícias| 29/10/2007

O 4º Encontro de Coordenadores Formare, realizado no último final de semana, no Hotel Estância Atibainha, em Nazaré Paulista, interior do estado de São Paulo, reuniu público recorde de 109 coordenadores. O Projeto Formare é coordenado pela Fundação Iochpe e oferece cursos de capacitação profissional para jovens de baixa renda por meio de parcerias com iniciativa privada.

O encontro reuniu representantes das áreas de Recursos Humanos de mais de 40 empresas parceiras do programa para discutir métodos e aperfeiçoar ações de uma das iniciativas de responsabilidade social empresarial mais bem sucedidas do país na área educacional. Ao longo de seus 19 anos, o Formare já beneficiou mais de 5 mil jovens de baixa renda com educação profissionalizante, sendo que 85% deles estão empregados

Segundo a organização do evento, o sucesso da 4ª edição é resultado da evolução das edições anteriores que transformaram o encontro em um fórum para discussão de diretrizes e fortalecimento de toda a rede Formare. Ao todo, 60 Escolas da Rede Formare estiveram representadas no encontro. As escolas do projeto são montadas dentro das empresas de acordo com as características e o segmento de atuação das companhias e a realidade do mercado de trabalho local. Há um ano, o Formare contava com 59 unidades, hoje tem 74 Escolas distribuídas em dez estados brasileiros e, três, na Argentina.

O reencontro e a troca de experiências entre os colegas que coordenam e são responsáveis diretos pela capacitação de mais de 1.400 jovens e 2.500 educadores voluntários desta Rede Social são, no entanto, os maiores responsáveis por tornar o evento representativo no calendário anual das empresas integrantes da rede. Os educadores voluntários das empresas passam por um processo de capacitação realizado pela equipe pedagógica da Fundação Iochpe.

Os 51 cursos do Formare são reconhecidos pelo Ministério da Educação, sendo que o programa serviu de modelo para a Escola de Fábrica, projeto do governo federal que consiste em criar parcerias com o setor privado para oferecer cursos de formação inicial para o mercado de trabalho dentro das instalações das empresas.

Ação Social – O Programa Formare nasceu em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas, RS, e São Bernardo do Campo, SP, como uma oportunidade de formação profissional de jovens de baixa renda na própria empresa. Passados 19 anos, o Formare é um modelo vitorioso de educação profissional de nível básico. Hoje está presente em mais de 40 empresas, multiplicando-se por diferentes ambientes empresariais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional