Encontro de formação reúne ONGs em Salvador

Por: GIFE| Notícias| 06/10/2008

A cidade de Salvador sediará o último Encontro de Formação do Prêmio Itaú-Unicef realizado pela Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária), que oferece formação a mais de mil organizações não-governamentais classificadas na edição de 2007.

O evento, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro, contará com a participação de representantes de organizações não-governamentais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia. Antecedendo Salvador, foram realizados oito encontros regionais nas regionais Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Curitiba, Fortaleza, Campinas e Rio de Janeiro.

O objetivo dos encontros de formação é ampliar o debate sobre educação integral e as práticas que as organizações sociais desenvolvem com crianças e adolescentes no contraturno escolar, além de estimular a formação de redes sociais. Trata-se de uma oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos técnicos e de troca entre as organizações que atuam e têm um importante papel nas políticas públicas responsáveis pela garantia de direitos e pela educação integral das crianças e dos adolescentes em todo o país.

Essa formação presencial soma-se à formação à distância iniciada pelo Prêmio Itaú-Unicefl em maio, da qual já participaram 1.108 pessoas de todo o país, entre elas especialistas, agentes públicos e educadores sociais envolvidos com as questões da educação e inclusão social de crianças e adolescentes. Ao todo, já foram oferecidos sete cursos, totalizando 31 turmas com duração de quatro semanas cada um.

As ações de formação preparam melhor os gestores de projetos e programas sociais em capacidades como a de criar oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes, garantir-lhes os direitos sociais básicos, ampliar seu repertório de competências e habilidades, além de buscar a sustentabilidade dos projetos e das organizações.

Projeto Novo Espaço – Um dos cases que será apresentado no encontro é o Projeto Novo Espaço, da Casa do Sol Padre Luís Lintner, em Salvador (BA). Criado em 1997, o projeto oferece oficinas de arte-educação, atividades culturais, acesso à biblioteca e apoio escolar a 259 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, do bairro de Cajazeiras.

Serviço:
Encontro Regional de Formação de Salvador
Abertura: 07 de outubro, terça-feira, às 17h.
Atividades: 08 e 09 de outubro, das 8h30 às 18h.
Local: Bahia Othon Palace.
Endereço: Avenida Oceânica, 2294 Ondina – Salvador.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional