Encontro de lançamento da Rede Temática de Equidade Racial

Por: Redes Temáticas| Notícias| 28/07/2020

No último dia 8/7 foi lançada a Rede Temática de Equidade Racial após um processo de gestação desde setembro de 2019 com as organizações da coordenação. O lançamento foi realizado em um amplo debate conduzido pela jornalista da GloboNews, CBN e jornal O Globo, Flávia Oliveira e teve como convidados Ligia Batista, advogada e assessora especial para a América Latina da Open Society Foundations, Márcia Lima, socióloga, professora na USP e pesquisadora do CEBRAP, e Ricardo Henriques, economista e superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

As discussões se deram em torno da premência da agenda da equidade racial no campo do investimento social privado em diversas nuances. Desde a incipiência de projetos e recursos para esta área, passando pelos irrisórios índices de pessoas negras nos quadros das equipes das organizações do setor da filantropia, bem como de suas instâncias governativas como diretorias e conselhos.

Foram esmiuçadas as tensões decorrentes da baixa participação dos negros no ISP, as mecânicas do racismo como estrutura estruturante das relações sociais e seus efeitos, sobretudo durante a pandemia do novo coronavírus como o aprofundamento de violências e vulnerabilidades socioeconômicas interseccionadas. O debate teve como objetivo convocar o investimento social privado a se engajar no combate ao racismo e na promoção de justiça racial.

O encontro completo está disponível no canal do GIFE no Youtube. Assista aqui.

Atuação em rede

Equidade Racial

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional