Encontro debate trabalho das fundações

Por: GIFE| Notícias| 14/08/2006

Visando à conscientização sobre o verdadeiro papel das fundações e o trabalho que realizam no âmbito do Terceiro Setor, o Segundo Encontro Paulista de Fundações, promovido pela Associação Paulista de Fundações (APF), apresentará subsídios para orientação, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de sugestões relativas aos deveres e direitos dessas organizações.

O encontro será realizado em 2 de setembro, das 08 às 18 horas, no Colégio Rio Branco, instituição mantida pela Fundação de Rotarianos de São Paulo (FRSP), à avenida Higienópolis, 996 – 3º andar, São Paulo. O tema central será “”Gestão de Fundações: o profissionalismo na sua essência””.

No primeiro encontro, no ano passado, além dos objetivos de congregar as instituições e fortalecer sua atuação, tratou-se de sua conceituação, das atividades a que se dedicam e dos problemas que enfrentam, tanto os de cunho geral quanto àqueles que são específicos de certas áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Cultura e Pesquisa. Ainda do primeiro evento, resultou a Carta de São Paulo, da qual constam as conclusões do plenário.

Dando continuidade ao 1º Encontro, os integrantes elaborarão, de modo claro, preciso e conciso, proposições relevantes para permitir que as fundações cumpram fielmente suas finalidades estatuárias e a vontade de seus idealizadores e instituidores.

A abertura ficará por conta do ministro Carlos Velloso, com a palestra Fundações: sua relevância e representação social. Durante a conferência serão apresentados, ainda, os painéis Governança corporativa aplicada às fundações, A proteção do patrimônio das fundações e A divergência setorial e a convergência social das fundações.

Já estão confirmados: Pedro Salomão José Kassab; coordenador do Centro de Estudos de Fundações e Entidades de Interesse Social (CEFEIS), Eduardo Marcondes Filinto da Silva; membro da Fundação Faculdade de Medicina, Flávio Fava de Moraes; membro da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli; coordenador do CAOT – Ministério Público de Minas Gerais, Tomáz de Aquino Resende; promotor de justiça de fundações do Ceará, Leo Charles Henri Bossard II; membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Ziomkowisk, dentre outros.

O evento é direcionado aos presidentes, conselheiros, diretores e executivos de fundações e empresas, profissionais liberais, estudiosos da área e demais interessados. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail [email protected], pelo telefone (11) 3812-4845 ou pelo fax (11) 3813-8136.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional