Encontro discute desafios enfrentados pelos serviços ambientais

Por: GIFE| Notícias| 14/07/2008

Os serviços ambientais são fundamentais para a vida do planeta: água, ar limpo, produção de alimentos, fibras e energia estão entre as necessidades fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos. O risco do desaparecimento gradual desses serviços ambientais, as consequências dessa devastação e as possíveis soluções para reverter esse quadro estão entre os assuntos a serem abordados em Recife, no próximo dia 17 de julho, no evento Biodiversidade e Pesca: Serviços Ambientais Ameaçados?

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM), inventário científico liderado pela ONU, do participaram 1.360 especialistas de 95 países, constatou que dos 24 serviços ambientais considerados essenciais para a nossa vida, 15 estão desaparecendo ou perdendo gradativamente a função. Como conseqüência desse cenário, a atividade pesqueira no modelo atual se inviabiliza em 2040. Entre os exemplos dessa degradação estão os peixes tambaqui e pirarucu, ambos em processo de extinção no Brasil.

O 3º encontro do Sustentável 2008 objetiva apresentar diagnósticos e discutir os papéis reservados aos diferentes setores de nossa sociedade face ao atual estado de degradação dos serviços ambientais mundiais e brasileiros e, especialmente, àqueles que se referem à pesca. O evento visa ser um espaço de reflexão e de busca de soluções para a preservação e mitigação dos efeitos do desaparecimento em serviços ambientais fundamentais.

O encontro terá painéis expositivos tratando de temas como perspectivas nacionais e internacionais acerca dos serviços ambientais; conservação e alternativas face ao processo de degradação; uso racional dos recursos pesqueiros, entre outros. Além das exposições e debates serão também formuladas propostas relativas ao tema para encaminhamentos aos governos locais, estaduais e federal, além de outros atores chaves da sociedade.

Já estão confirmados para o evento o convidado internacional John Finisdore, do World Resources Institute (WRI); José Dias, do IBAMA; Mauro Rufino, da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP) do Governo Federal; Ana Paula Prates, do Ministério do Meio Ambiente; Clemente Coelho, da Universidade de Pernambuco; Alexandrina Sobreira de Moura, da Fundação Joaquim Nabuco e Alberto Campos, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

O encontro de Recife, que tem inscrições gratuitas pelo site www.sustentavel.org.br, e será 9h às 16h30, na Sala Calouste Gulbenkian – Fundação Joaquim Nabuco (Av.17 de Agosto n° 2187 – Casa Forte – Recife).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional