Encontro discute os “Cenários Transformadores da Educação Básica”

Por: GIFE| Notícias| 16/05/2016

No dia 20 de maio, será promovido em São Paulo um encontro, no Instituto Singularidades, para discutir com o público presente os “Cenários Transformadores da Educação Básica”, um material com histórias que descrevem possíveis quatro futuros para a educação em 2032.

O material foi produzido a partir uma metodologia inovadora, utilizada há 20 anos em diversos locais do mundo na abordagem de realidades e questões complexas, com a proposta de reunir pessoas para que possam construir, juntas, histórias de futuro sobre algum sistema. Para a elaboração desta publicação, foi formado um Grupo Convocador, formado por representantes do GIFE, Todos Pela Educação, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que norteou as discussões iniciais.

O grupo foi o responsável por indicar 71 pessoas da área que foram entrevistadas e contribuíram com vários insumos para o processo. Além disso, num segundo momento, as oficinas de construção coletiva dos cenários para a Educação Básica reuniram um grupo de 41 pessoas, com a participação de professores, alunos, diretores, gestores, diretores de institutos e fundações que atuam na área, entre outros atores sociais.

Ao final do processo, foram elaboradas quatro histórias possíveis de cenários para a educação. Eles não são previsões ou desejos, mas expressam possibilidades, desafios, alertas e riscos para a educação brasileira. São insumos de perspectivas que qualificam o debate, dá abertura para refletir sobre que tipo de educação que se quer para o país e ajudam as organizações a traçarem melhores estratégias para a área, olhando o campo de uma forma mais sistêmica.

O evento

No encontro, estarão presentes Christel Scholten, sócia da Reos Partners – implementadora da iniciativa – e George Stein, consultor associado da Reos Partners, além de representantes do Grupo Convocador. O evento será no Instituto Singularidades (rua Deputado Lacerda Franco 88, São Paulo), das 19h30 às 21h30. Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional