Encontro no Rio de Janeiro discutirá cenário e financiamento de organizações de direitos humanos

Por: GIFE| Notícias| 05/05/2014

Disposto a discutir as grandes mudanças nas dinâmicas de promoção e garantia de direitos humanos nas chamadas economias emergentes, o International Human Rights Funders Group (ou Grupo de Financiadores Internacionais pelos Direitos Humanos, em tradução aproximada) chega ao Brasil ainda esse mês para uma experiência de diálogo e imersão em uma visita de aprendizagem.

O evento promovido pelo IHRFG busca ajudar seus membros a melhorar sua compreensão sobre questões internacionais urgentes e relevantes ligadas aos direitos humanos, conectando grandes investidores e líderes sociais de todo o mundo. O encontro acontece a cada dois anos.

Neste ano, o cenário para o laboratório será a cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de maio. Olhando para os desafios e oportunidades de uma economia emergente, a organização reunirá palestrantes, lideranças sociais locais e investidores globais para discutir estratégias para o ativismo pelos direitos humanos e a filantropia. Serão três dias de muito diálogo e articulações intersetoriais.

Keith Armstrong, assistente do programa na IHRFG, explica que a visita conecta desafios locais com globais. “Para a IHRFG a questão central é: com o aumento de patrimônio do Brasil e outras economias emergentes, o que acontece com o ativismo de direitos humanos e da filantropia? Neste sentido, levaremos ao evento um grupo de 30 financiadores internacionais da área para discutir e explorar a paisagem de financiamento no Brasil e outras potências.”

Às vésperas de dois grandes eventos esportivos – a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 –, a imersão não poderia acontecer em melhor momento. Em pauta, os legados dos megaeventos e o envolvimento de agentes locais e internacionais em temas de primeira necessidade como educação, segurança pública e mobilidade urbana. “Neste momento da história, a cidade do Rio de Janeiro é um ponto focal de uma série de questões importantes sobre direitos humanos”, explica Armstrong.

O encontro acontece no capital fluminense, mas os debates não se encerram nas fronteiras da metrópole. Os desafios e oportunidades para promoção de ações em prol da garantia dos direitos humanos ecoam em outras nações como Índia, África do Sul, Turquia, Nigéria e México.

“Pretendemos explorar a dinâmica global norte-sul, em defesa dos direitos humanos e da filantropia, e encontrar representantes da sociedade civil brasileira para entender melhor o contexto nacional. Estamos empolgados para ouvir especialistas fantásticos como a Lucia Nader da organização Conectas, o Átila Roque da Anistia Brasil e a Moema Miranda, do Ibase. Também aguardamos animadamente a participação dos associados GIFE no evento”, conclui Keith Armstrong.

Inscrições abertas

Para se inscrever é preciso acessar o site da IHFRG. A taxa para participação é de 500 dólares americanos e os participantes são responsáveis ​​pelas suas próprias despesas de viagem e alojamento.

Na agenda, o público poderá conferir palestras sobre filantropia e ativismo social, dialogar sobre temas emergentes como racismo, segurança pública e acesso a diretos e participar de visitas guiadas a comunidades como o Morro da Providência. A programação completa também está disponível online.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional