Encontro para ONGs de todo país discute Políticas Públicas no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 18/04/2008

Compreender as questões que envolvem o campo das políticas públicas em saúde tem se tornado cada vez mais necessário para as Organizações Não-Governamentais brasileiras. Para contribuir com o melhor entendimento e percepção sobre o tema, o Instituto de Gestão para Organizações da Sociedade Civil (GESC) ligado a Associação dos MBAs da FIA, o Instituto William Davidson ligado a Universidade de Michigan nos Estados Unidos com o apoio da farmacêutica Roche, realizará o 1º Encontro Internacional de ONGs e Políticas Públicas de Saúde.

O evento reunirá em São Paulo nos dias 28 e 29 de abril integrantes de 27 ONGs da área da saúde. Segundo o superintendente do GESC, João Paulo Altenfelder, o objetivo da iniciativa, inédita no país, é disseminar informações e proporcionar aos envolvidos uma visão mais completa sobre o tema. “”Buscamos levar o conhecimento aos participantes por meio da troca de experiências e do compartilhamento de melhores práticas””, afirma o superintendente do GESC.

Para alcançar tais resultados, o Encontro contará com a colaboração de renomados speakers internacionais, como o ex-embaixador americano no Brasil, Melvyn Levitsky. O especialista, que residiu no país entre os anos de 1994 e 1998 e leciona política internacional na Universidade de Michigan, apresentará em São Paulo uma visão sistêmica que pode auxiliar as ONGs nacionais na atuação em processos de políticas públicas de saúde.

Além de Levitsky, o Encontro trará também a executiva da Roche Basiléia, sede da farmacêutica, Roudabeh Valian, que comentará sobre a importância da construção de parcerias para melhores resultados na área. Valian apresentará cases de experiências de sucesso realizadas na Europa.

Entre os especilistas brasileiros, estão James Wright e Leandro Fraga, integrantes da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à FEA-USP. Ambos participaram da elaboração de um recente estudo sobre financiamento da saúde e comentarão sobre os resultados do trabalho, que aponta como a longevidade da população pode desafiar o modelo atual de financiamento de estruturação do sistema de saúde do país.

Palestras, oficinas e estudos de caso irão compor os dois dias de evento. Com o compromisso de proporcionar um acesso democrático à informação, o conteúdo apresentado durante o 1º Encontro Internacional ONGs e Políticas Públicas de Saúde será disponibilizado pelo GESC, em tempo real, no website www.impactosocial.org.br, beneficiando assim todos os interessados em aprofundar os conhecimentos na área.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional