Encontro propõe uma nova visão de fundação

Por: GIFE| Notícias| 27/09/2010

Rodrigo Zavala*

Com o tema “”Uma Nova Fundação para um Novo Mundo Colaborativo””, acontece no dia 22 de outubro o 5º Encontro Paulista de Fundações, em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Paulista de Fundações e tem por objetivo promover o debate tanto do papel da filantropia no século XXI como também o das Fundações Comunitárias.

Especialmente par ao redeGIFE, a presidente da Associação, Dora Silvia Cunha Bueno, fala um pouco mais da importância do encontro, sua programação e destaques. Ela ainda mostra o trabalho de sua organização para internacionalizar sua representatividade e evento.

redeGIFE – Qual a importância do Encontro Paulista de Fundações?
Dora Silvia Cunha Bueno –
Esse encontro vem consolidar a atuação da APF, que acaba de ser aceita como membro internacional do Council on Foundations. O COF é a maior organização mundial de fundações, congregando mais de 2000 instituições americanas, além de 65 outras internacionais.

A APF é a única instituição da América do Sul a integrar seu quadro associativo e terá a honra de contar com a presença do Presidente e CEO do COF, para a apresentação da conferência principal do evento.

Vivemos tempos de questionamentos intensos e reordenamentos importantes em nossa sociedade, e consideramos necessário debater as ideias mais atuais, como forma de realinhar propósitos e ações, tanto no âmbito do poder público quanto no do segundo e terceiro setores. Temos a convicção de que a iniciativa de reunir em São Paulo líderes mundiais do Terceiro Setor representará um novo paradigma para o sistema fundacional brasileiro.

redeGIFE – A que se deve a temática do Encontro?
Dora –
Nosso mundo muda rapidamente, todos os dias, em um ritmo nunca visto. E as fundações e organizações do terceiro setor necessitam de um aprimoramento contínuo para fazer face a essas rápidas mudanças.

A APF quer compartilhar essa urgência por mudanças, discutindo os rumos de uma nova Fundação para um novo mundo colaborativo. Para isso, reuniu neste encontro os principais gestores, diretores e investidores da área social para discutir e compartilhar o novo papel da filantropia do século XXI, abordando, inclusive, as melhores práticas adotadas em outros países, como o Canadá e EUA, o que nos fará repensar na atuação das nossas instituições.

Pretendemos ainda, compartilhar idéias de como o Brasil conseguirá preservar o papel de cada instituição no próximo século, e quais são as tendências e melhores práticas frente aos desafios que o próprio governo impõe para o setor.

redeGIFE – Quais são os aprendizados das quatro edições anteriores que podem ser percebidos neste ano?
Dora –
Com as outras quatro edições, abordamos, entre outros, temas como a transparência, gestão, governança e incentivos fiscais, ou seja, questões fundamentais para garantir a sustentabilidade das entidades que compõe o Terceiro Setor neste novo milênio.
De certa forma, estamos cada vez mais alinhados com as tendências empregadas tanto no Brasil como em outros países. E por esse motivo, entendemos a importância de agora trazermos à discussão uma dimensão internacional.

Além disso, a nossa rede de contatos ampliou bastante, o que nos ajuda a lutar cada vez mais pelas melhorias do setor. As cartas de São Paulo, resultantes do 1º e 2º Encontros Paulistas de Fundações foram basicamente conceituais. Mas com a 3ª e a 4ª Carta, aprovadas pelo plenário dos respectivos encontros, passaram-se a cobrar respostas do Governo. Já começamos a ter reflexos desses questionamentos.

redeGIFE – Quais são os grandes destaques desta edição?
Dora –
Para o principal debate, o que é mais esperado é o conferecista Steven Craig Gunderson, CEO e Presidente da Council on Foundations, que explanará o tema sobre a Filantropia do século XXI, com enfoque principalmente em planejamento estratégico, com forte concentração no domínio das políticas públicas.

Também contaremos com a presença do Sr. Emmet Carson, líder reconhecido internacionalmente por suas atividades filantrópicas sendo fundador, CEO e Presidente da Fundação da Comunidade do Vale do Silício, na Califórnia, com ativos na ordem de U$ 1,7 bilhão e que falará sobre a filantropia de alto impacto – medindo e estimando a criação de valor social.

Além disso, nos sentimos honrados com as presenças do Sr. Raul Bhardwaj, representando as fundações do Canadá e que em 2007 foi condecorado pelo jornal National Post como um dos maiores líderes da sociedade civil de Toronto para a próxima geração, o Dr. Marcos Kisil, diretor presidente do IDIS, Diretor Superintendente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, tendo sido Presidente do Conselho aqui do próprio GIFE e ainda, a participação em nossa mesa de debates da Sra. Lucia Gomes Dellagnelo, Coordenadora Geral do Instituto Comunitário Grande Florianópolis.

Veja programação e lista de palestrantes completa em: http://www.apf.org.br/5encontro/


*Rodrigo Zavala é editor de Conteúdo do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional