Entrevista: ´Monitoramos do início ao fim o investimento social´

Por: GIFE| Notícias| 27/08/2012

Com experiência em São Paulo, o Instituto Azzi, organização sem fins lucrativos que oferece a pessoas de alto poder aquisitivo a possibilidade de atuar de forma estratégica na área social, acaba de iniciar suas atividades na cidade do Rio de Janeiro (RJ), sob a direção de Luíza Serpa.

O redeGIFE conversou com Marcos Flávio Azzi, fundador do Instituto, que analisa essa expansão como um reflexo da mudança na forma de atuação dos indivíduos, com o crescente senso de devolução das riquezas geradas para a sociedade. Confira a entrevista:

redeGIFE– O Instituto Azzi é relativamente novo. Após apenas cinco anos, o Instituto inicia sua atuação no Rio de Janeiro. Você analisa que o investimento social de indivíduos está se expandindo de maneira significativa e rapidamente nesses anos?

Azzi- Vejo claramente uma mudança na forma de atuação buscando foco, gestão e impacto social. Se por um lado temos uma considerável geração de riqueza, por outro temos também um crescente senso de devolução para a sociedade.

redeGIFE– O que falta para as pessoas investirem mais socialmente?

Azzi – O ato de se tornar filantropo, além do indivíduo ter o senso de devolução para a sociedade, passa necessariamente por outros fatores. É necessário que ele sofra pressão do meio social em que vive e/ou ter clareza sobre os incentivos e desincentivos fiscais, ou até ter presenciado um trauma na família ou em amigos (violência ou problemas de saúde).

redeGIFE -O Instituto Azzi fará um trabalho de estimular pessoas de alto poder aquisitivo a investir ou já existe um público potencial querendo investir?

Azzi- Faremos no Rio de Janeiro como em São Paulo: um amplo trabalho de divulgação desta nova forma de atuação. Com isso conseguiremos novos investidores sociais tanto que já atuam e gostariam de aprimorar sua prática como criaremos novos que sentem conosco segurança para já iniciarem com foco.

redeGIFE – Como o instituto selecionará as organizações sociais cariocas que receberão os recursos?

Azzi – Analisamos as organizações por meio de 4 pilares: qualidade de gestão, solidez, transparência e potencial de impacto. Fazemos busca ativa de acordo com a causa do investidor, bem como disponibilizamos em nosso site a possiblidade de qualquer organização se inscrever.

redeGIFE – E o investidor, como decide que quer investir em determinada organização?

Azzi- Estamos sempre ao lado de nossos investidores. Através de reuniões presencias, visitas a campo, questionários e amplo material teórico, conseguimos descobrir áreas que profundamente tocam estas pessoas. Após descoberta a vocação filantrópica, selecionamos a organização bem como o que fazer dentro dela e, sendo aprovada, monitoramos do início ao fim o investimento social.

redeGIFE – O investimento é por período ou até a conclusão do projeto?

Azzi – Nossos investidores podem participar de um projeto exclusivo ou mesmo fazer parte de um projeto em andamento, logo o prazo pode ser de um mês ou mesmo de vários anos;

redeGIFE – O instituto pretende expandir para outras cidades no futuro?

Azzi – Temos um modelo bastante claro de atuação com ótima governança corporativa, sistematização e sustentabilidade financeira. Podemos expandir, porém sempre focados em cidades com geração de riqueza e boas práticas sociais.
Organizações podem ser cadastrar no Instituto Azzi, basta acessar www.institutoazzi.org.br .

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional