ENTREVISTA- “O investimento social privado atingiu um alto patamar”

Por: GIFE| Notícias| 30/11/2012

Reconhecida por sua experiência na coordenação de pesquisas sobre a ação social do setor privado, enquanto fazia parte do IPEA, e com publicação de uma série trabalhos na área social, a socióloga Anna Maria Medeiros Peliano fala ao redeGIFE sobre a expressão e importância dos dados apresentados no Censo 2011-2012. Ana Peliano é também colaboradora da pesquisa Benchmarking em Investimento Social Corporativo- BISC.

Como é a leitura do Censo GIFE em relação ao contexto do investimento social privado brasileiro e como os dados refletem na atuação da ação social das empresas?
Em relação ao investimento nacional, a última pesquisa sobre a Ação Social das Empresas é de 2004,realizada pelo IPEA. Se atualizássemos para 2011, seria em torno de 6,8 bilhões de reais. Assim, o Censo abrange significativos 34% desse contexto nacional. Segundo pesquisa BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) apresentada recentemente, os investimentos sociais representaram 1.18% do lucro bruto das empresas.

As perspectivas do setor do investimento social privado foram alcançadas em relação ao desenvolvimento da economia nacional?
A relação não é de impacto imediato. Em comparação da conjuntura econômica observamos que a economia tem crescido e os investimentos sociais também. O bom momento da economia brasileira em 2010 sem dúvida refletiu no s investimentos sociais privados de 2011, o que podemos observar com o dado do crescimento de 8%.

Em relação ao cenário mundial, como se expressa o investimento social brasileiro?
O investimento social privado atingiu um alto patamar. Em nível global, os resultados mostram que as empresas líderes do Brasil estão com comportamento que se equipara a empresas internacionais no que diz respeito à participação do investimento social.

Qual é o ponto de intersecção entre o Censo GIFE e a pesquisa BISC?
As duas pesquisas são as mais importantes do setor. Apesar de similares, abrangem universos distintos, sendo o Censo voltado para fundações com o foco nas atividades desenvolvidas por estas, e o BISC com foco em empresas privadas e trabalhando com indicadores de qualidade das práticas do investimento social privado. As reflexões de temas distintos agregam a analise das informações, com resultados que dialogam e que mostram tendências similares.

O que chama mais atenção na 6º edição do Censo?
A questão do investimento à ações voltadas para o meio ambiente ter tido uma redução. Desperta interesse se olharmos para as aplicações obrigatórias, no qual as questões relacionadas ao meio ambiente ainda tem grandes investimentos, mas no voluntário esse número cai. É um tema para analisarmos e discutirmos a respeito.”, afirma Ana Peliano.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional