Escola familiar agrícola ajuda jovens de comunidades rurais

Por: GIFE| Notícias| 02/07/2007

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,2% da população com idades de 10 a 24 anos trabalham no meio agrícola. Assim, não é incomum que crianças do meio rural abandonem as salas de aula para ajudar seus pais na agricultura.

Em Virgem da Lapa, a 560 km de Belo Horizonte (MG), 26 adolescentes e jovens de 14 a 17 anos de 30 comunidades rurais da região mudam esse cenário aos poucos. Eles participam da Escola Família Agrícola (EFA). Inscritos pela Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária (Aprisco), entidade conveniada ao Fundo Cristão para Crianças, os jovens passam quinze dias em período integral freqüentando as aulas teóricas.

Em seguida, são quinze dias em casa para aplicar e multiplicar o que aprenderam em sala de aula. A Escola é uma resposta ao grande número de crianças que abandonavam os estudos e precisavam ajudar as famílias nas lavouras.

Criada há mais de 20 anos, o objetivo da EFA é adequar o currículo de disciplinas e atividades às necessidades das comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, promovendo o desenvolvimento local sustentável por meio da agricultura familiar. O currículo escolar contempla conteúdos básicos, como história, matemática e português, e aqueles com enfoque agrícola, como psicultura, suinocultura, técnicas de cultivo simplificado, adubação verde, zootécnica etc.

Algumas melhorias já foram observadas com a EFA, como a continuidade dos estudos dos alunos no Ensino Médio e, conseqüentemente, em uma Escola Técnica, e a qualidade da produção familiar.

Muitos ex-alunos formaram no Ensino Médio, foram convidados a cursar Escolas Técnicas no Estado da Bahia e, hoje, vivem uma realidade muito diferente das que conheceram quando crianças. Crianças apadrinhadas pelo Fundo Cristão para Crianças participam da EFA, sendo que, só pela Aprisco, são 1.272 crianças. A manutenção da Escola Família Agrícola é assegurada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e pelas entidades e associações que atuam na região.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional