Escolas de municípios no Maranhão recebem almanaques “Trilhos da Alfabetização”

Por: Fundação Vale| Notícias| 29/11/2021

Crianças deitadas sob folhas no chão do jardim conferindo o conteúdo do almanaque.

Crianças deitadas sob folhas no chão do jardim conferindo o conteúdo do almanaque

Cerca de 95 mil exemplares do almanaque “Trilhos da Alfabetização” – material pedagógico, lúdico e divertido voltado à cultura maranhense – foram entregues às escolas dos 24 municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás durante o mês de setembro. Com uma proposta pedagógica que percebe a criança como produtora de conhecimento e cultura, as obras abordam temas fundamentais para a formação cidadã: sustentabilidade, diversidade, combate ao racismo, segurança digital, educação para o trânsito e segurança alimentar e nutricional. Todos os estudantes da rede pública do 1º ao 4º ano receberam a primeira edição do almanaque Trilhos da Alfabetização.

As publicações fazem parte do projeto Trilhos da Alfabetização, que atende 80 mil crianças dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, promove a formação continuada de 5.100 mil educadores e atende a 1.030 escolas públicas. A iniciativa é uma parceria da Fundação Vale com o Governo do Maranhão, a Fundação Getúlio Vargas e as prefeituras dos municípios envolvidos.

“A Vale existe para transformar o futuro junto com a sociedade. Esta é mais uma ação para fundamentar nossa contribuição para o Pacto pela Aprendizagem, firmado pelo Estado do Maranhão”, destaca Pamella De-Cnop, Diretora Executiva da Fundação Vale. “São publicações com abordagem leve, que materializam a diversidade dos territórios, favorecendo o fortalecimento das identidades das crianças e apoiando o processo de alfabetização”, acrescenta.

Obra registra diversidade geográfica, econômica e cultural do estado

Uma equipe da publicação visitou territórios para a realização de pesquisa e produção de acervo imagético, registrando a diversidade geográfica, econômica e cultural do estado e suas culturas das infâncias no almanaque. O projeto contou ainda com a participação da equipe do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e com obras de talentos maranhenses, como Dona Faustina dos Santos (Povoado de Ciriaco, Cidelândia), Arthur Galvão Costa (Pindaré-Mirim), Zeca Baleiro e João do Vale, dos fotógrafos Santos Guajajara e Albani Ramos e do grupo de crianças do boizinho da Comunidade Quilombola de Mata Boi (Monção), dentre outros artistas locais. Foram produzidos registros exclusivos para os almanaques.

A obra está dividida pelas seções Gentes do Maranhão; Nosso jeito de falar “Maranhês”; Curiosidades das Terras Maranhenses; Conhecendo nossas Cidades; História e Geografia do Maranhão; Arte; Canções; Fabulendas; Bichos e Plantas do Maranhão; Brincadeiras de Matemática; Você Sabia?; e Com a Mão na Massa. O cartunista e ilustrador infantil Claudius Ceccon assina o projeto gráfico dos almanaques e as ilustrações das histórias em quadrinhos, além das atividades brincantes, como enigmas, cruzadinhas, caça-palavras, caça-letras, trava-línguas, adivinhas, labirintos e letras embaralhadas.

A secretária adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Nádya Dutra, ressaltou que o material foi produzido para atender as demandas das crianças. “O material é um passo muito importante porque dialoga com a realidade das nossas crianças, com as suas culturas, suas relações com os seus territórios e espaços. Então, passando pela formação, o diálogo com as prefeituras, nós entregamos o material aos professores e estudantes para garantir o direito da alfabetização na idade certa. É uma parceria que avança para colaborar com o Pacto pela Aprendizagem e Escola Digna”, destacou.

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