Espaços de Leitura promovem Copa Literária em nove municípios

Por: GIFE| Notícias| 24/06/2014

O maior campeonato de futebol do mundo se transformou em um ótimo motivo para incentivar a leitura. A Fundação Bunge, inspirada pelo megaevento que está movimentando o Brasil, está promovendo a Copa Literária nos Espaços de Leitura do Semear Leitores.

A iniciativa acontece em sete municípios brasileiros – Fronteira (MG), Orindiúva (SP), Paranaguá (PR), Ponta Grossa (PR), Rio Grande (RS), Santa Juliana (MG) e Santos (SP), Gaspar (SC) e Uruçuí (PI) – e contará com programação especial durante o Mundial.

Cinco livros orientam o trabalho, mas cada espaço tem a liberdade para criar suas próprias atividades. Os livros escolhidos são “Gabriel e a Copa do Mundo”, de Ilan Brenman; “O futebol”, de Jean-Michel Billiourd; “Futebol de pai para filha”, de Luís Abreu; “Marcelo, marmelo, martelo”, de Ruth Rocha (com a história “O dono da bola”), e “O time do Tico-Tico”, de Hebe Coimbra.

Entre as ações programadas, haverá contação de histórias, criação de murais, dramatização, bate-papo com atletas, batalha de perguntas e até um campeonato que só tem vaga para os alunos que participam de uma outra modalidade: o campeonato literário “São bons de bola e de histórias”.

Parcerias em favor da promoção da leitura

O Semear Leitores é um programa da Fundação Bunge que busca incentivar a prática da leitura entre crianças, de maneira prazerosa, agradável e lúdica. Por meio da criação de espaços lúdicos para acesso aos livros, a iniciativa estimula crianças a desenvolver o gosto pelo ato de ler. Além disso, o Semear Leitores atua formando mediadores que acabam multiplicando a metodologia do programa.

Em diversos municípios, o programa conta com parcerias com o setor público. Em Ponta Grossa, no Paraná, por exemplo, o Semear Leitores conseguiu, junto com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, viabilizar um ônibus itinerante de leitura que circula escolas da rede e outros espaços públicos do município.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site da Fundação Bunge.

A Fundação Bunge é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional