ESPM lança centro sobre negócios sociais
Por: GIFE| Notícias| 27/05/2013A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em parceria com o Nobel da Paz Muhammad Yunus, lança nesta segunda-feira (27) o primeiro Centro Acadêmico de Negócios Sociais da América Latina, o Yunus ESPM Social Business Centre.
O Yunus Social Business é uma organização internacional cuja missão é fomentar o conceito e a prática do negócio social – modalidade a qual o empreendedor visa o bem maior da sociedade. De acordo com o que defende Yunus, negócios sociais são empresas que funcionam conforme a lógica de mercado, são autosuficientes financeiramente, mas têm como principal meta causar impacto social. O lucro, mesmo que modesto, e em longo prazo, é utilizado para expandir o alcance da empresa de forma que o objetivo social seja atingido.
Os centros acadêmicos Yunus estão presentes em sete países como Japão, Coréia, Itália, Alemanha, Estados Unidos, França, Turquia e, no Brasil, é o primeiro da América Latina. A sua premissa é aliar as características culturais do País às competências de cada parceiro para definir a sua área de atuação. No Brasil o foco será o estudo da criatividade e questões ligadas à cultura das empresas e seu impacto sobre o sucesso do negócio social. O Centro está estruturado em três pilares: ensino (por meio de cursos de extensão); fomento a pesquisas de alunos e professores que serão disponibilizados para toda comunidade acadêmica e empresarial; e apoio ao desenvolvimento de novos projetos sociais apresentados pelos alunos por meio da incubadora.
Por enquanto, os cursos são de extensão. O primeiro deles, que confere um certificado internacional em negócios sociais, está organizado em torno de encontros quinzenais e tem início previsto já para o segundo semestre. Mais informações sobre o Centro, clique aqui.