Estágio e Mercado de Trabalho

Por: GIFE| Notícias| 23/03/2009

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Stanton Chase International, multinacional de recrutamento de executivos, o Brasil, cada vez mais, vem investindo em programas de estágios para jovens, o que o coloca em primeiro lugar dentre todos os países da América Latina.

A oportunidade do estágio não só é um trampolim para o mercado de trabalho, onde empresas têm a facilidade de moldar os futuros profissionais de acordo com a sua filosofia, como também o espaço para a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Todavia, antes de conseguir um estágio, os jovens de comunidades de baixa renda necessitam, sobretudo, de oportunidades que permitam o ingresso às universidades públicas ou cursos profissionalizantes – vestibular comunitário, sistema de cotas e apóio por meio de projetos sociais são algumas das muitas soluções plausíveis.

O Instituto Rogerio Steinberg, instituição sem fins lucrativos com atuação no município do Rio de Janeiro, vem contribuindo para mitigar este cenário nacional. Através do projeto Porta de Entrada, as potencialidades dos jovens são captadas ampliando sua capacidade de atuação e integração, além de receberem orientação profissional, informações de oportunidades e conhecimento sobre parcerias com o mundo acadêmico e empresarial.

Os jovens também aprendem a planificar sua carreira contendo ações voltadas para o mercado de trabalho e sociais, com vistas à formação de cidadãos plenos, úteis e produtivos, imbuídos de valores humanitários e capazes de multiplicar, ao longo de sua vida, os ensinamentos de solidariedade e responsabilidade social.

O resultado virtuoso é expresso em números: em 2008, de onze que prestaram a prova, sete foram classificados em universidades conceituadas, um índice maior que 60 % de aprovação: Celso Fernando (Química – UFRJ), Wendel Lima (Engenharia Elétrica – UERJ), Marianna Pinheiro (Turismo – UFF), Dalton Azini (Psicologia – UFRJ e UFF), Amanda Ferreira (Pedagogia – UERJ), Daiane Conceição (Química – UFRJ) e Felipe Araújo (Administração – UniverCidade) fizeram a diferença, revelando que o mix de esforço e determinação são fatores primordiais para se alcançar o sucesso.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional