Estão abertas as inscrições para o edital Aliança Negra Pelo Fim da Violência

Por: Fundo Elas+| Editais| 04/04/2022

R$ 5,4 milhões para fortalecer organizações da sociedade civil que atuam no enfrentamento ao racismo no Brasil

Fortalecimento de organizações que atuam no enfrentamento ao racismo no Brasil

A Aliança Negra Pelo Fim da Violência teve início em 2021, a partir de parceria entre Fundo ELAS+ e a Fundação Ford, com o apoio direto a 78 grupos e organizações com liderança de mulheres negras e trans negras(es), localizadas em todas as regiões do país. Mais de 1 milhão de reais foram investidos em ações a serem realizadas pelos grupos e organizações apoiadas até agosto de 2022.

O edital apoiará organizações que atuam no combate ao racismo institucional e ao genocídio da população negra; à violência contra mulheres negras e pessoas trans negras(es); e na produção de comunicação antiviolência racial

Para a expansão da Aliança Negra, este ano o Edital Aliança Negra Pelo Fim da Violência  doará cerca de 5 milhões e meio de reais a fim de fortalecer organizações da sociedade civil que atuam no enfrentamento ao racismo no Brasil, em especial, contra a violência racial.

Acesse o edital

O edital prevê doação direta de recursos para as organizações e/ou redes; fortalecimento institucional através de oficinas online; articulação política com movimentos sociais e movimentos negros, mediante a realização de diálogos; e intercâmbio internacional com movimentos antirracistas.

Podem concorrer grupos formais e informais, redes ou organizações que atuam no enfrentamento ao racismo. Serão apoiados 15 projetos e cada um deles receberá até R$365.000,00, doados em três parcelas a cada 9 meses.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril de 2022.

Para saber mais, acesse o site do edital.

Associados

Fundo ELAS+

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional