Estudo acompanha o progresso da Responsabilidade Social Empresarial na AL
Por: GIFE| Notícias| 22/06/2011Como foi o progresso do movimento de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na América Latina? Quais foram os marcos que definiram esse caminho nos últimos 30 anos? E quais as organizações se destacaram na mobilização das empresas para a adoção de práticas sociamente responsáveis?
Estas são apenas algumas das questões respondidas pelo estudo recem lançado pela Fundação Avina: “”Em busca da sustentabilidade. O Caminho da Responsabilidade Social Empresarial na América Latina da Fundação Avina””. O levantamento detalha a visão dos principais atores do movimento na região e os novos desafios que ele enfrenta, como ampliar os impactos positivos sociais e ambientais dos negócios.
“É um registro do caminho percorrido, mais uma contribuição para a aprendizagem da nossa região e, principalmente, um chamado para unir esforços para definir estratégias para o futuro. O estudo representa um levantamento e uma sistematização de dados, uma análise de publicações, e a realização de 76 entrevistas a pessoas-chave da temática dentro do cenário regional”, apresenta o fundador da Avina, Stephan Schmidheiny.
Segundo a publicação, o conceito de RSE avança, no que se refere à expansão, aprofundamento e segmentação, para diversos setores empresariais, mediante várias plataformas de difusão e debate: cada país conta com jornadas nacionais, encontros, oficinas e/ou conferências, prêmios, reconhecimentos e índices de RSE. Com igual ênfase existem indicadores nacionais, regionais, manuais de primeiros passos e outras ferramentas de implementação.
No entanto o conceito está instalado principalmente enunciativamente e a oferta é superior à demanda, como explicam os especialistas consultados para este estudo. Ainda não existe uma implementação massiva nem se observa uma transformação geral na gestão empresarial, salvo casos isolados de empresas que lideram a temática.
De acordo com Eduardo Rotela, Responsável pelo tema de RSE na AVINA, “o documento também analisa mais de uma década de envolvimento da AVINA no desenvolvimento da RSE na região. Desde a sua fundação, a AVINA tem promovido abordagens inovadoras que levaram a novas normas sociais e econômicas, tais como envolver o setor privado em projetos de sustentabilidade local e global”.
O estudo foi conduzido sob a direção do Mercedes Korin, especialista em responsabilidade social na região, e foi desenvolvido com a colaboração de muitos dos principais atores da RSE, da sociedade civil, e do setor empresarial, quem trabalharam ao lado da AVINA por muitos anos, promovendo uma cultura de RSE na América Latina.
A Fundação AVINA tem trabalhado para o desenvolvimento sustentável na América Latina por 16 anos, incentivando alianças entre os líderes nos setores social e de negócios, em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.
Baixar o livro em www.avinarse.org