Estudo analisa cobertura da mídia sobre infância e adolescência na Ibero-América

Por: GIFE| Notícias| 01/12/2003

No último dia 20 de novembro, em Lima (Peru), aconteceu a cerimônia de entrega da terceira edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e Adolescência, organizados pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela agência de notícias espanhola EFE. Durante as atividades que antecederam o evento, foi lançada a pesquisa A Infância e a Adolescência nos Meios de Comunicação Ibero-Americanos.

O estudo foi feito com base nos 931 trabalhos inscritos na premiação anterior e apresenta um panorama sobre a cobertura da mídia com relação aos direitos de crianças e adolescentes na Ibero-América. Um dos avanços registrados foi o aumento das denúncias sobre as condições de vida desta parcela da população, da abordagem sobre a implementação de políticas públicas e dos alertas sobre eventuais omissões das autoridades responsáveis.

Além disso, também é demonstrado que algumas questões fundamentais deveriam ter mais atenção por parte dos comunicadores da região. Entre elas, as condições e oportunidades para crianças de até seis anos de idade e a questão da etnia. O estudo está disponível nos sites www.unicef.org.br e www.andi.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional