Estudo aponta tendências em sustentabilidade para micro e pequenas empresas

Por: GIFE| Notícias| 18/08/2014

Micro e pequenas empresas interessadas em incorporar a sustentabilidade em suas práticas e estratégias acabam de ganhar mais um “”parceiro””. A consultoria Ideia Sustentável acaba de laçar o Estudo NEXT – 8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenas e Microempresas, com o objetivo de apresentar cenários, inspirar novas escolhas e convidar à reflexão e à ação.

O diretor-presidente de Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, explica que as micro e pequenas empresas representam cerca de 9 milhões de negócios no Brasil e empregam mais de 16 milhões de pessoas – quase metade do total de empregos do país. Por isso, essas instituições não podem ser ignoradas quando o assunto é produção de conhecimento e, mais especificamente, conhecimento em sustentabilidade.

Artigos de especialistas, cases de sucesso, quadros de passo a passo, opiniões de líderes empresariais e recomendações de pesquisas fazem parte do trabalho, que contempla as principais oportunidades e desafios enfrentados por organizações de micro e pequeno porte, no que se refere às práticas de sustentabilidade.

Para a elaboração do material, 70 especialistas – internacionais e nacionais – foram consultados. Entre as tendências apresentadas estão: plano de negócios; inovação; novos negócios, novos mercados; colaboração; cadeia de valor; liderança; diversidade e financiamento.

O estudo também apresenta materiais complementares como artigos especiais de Aileen Ionescu-Somers (IMD), Homero Santos (Fractalis), Luiz Barretto (Sebrae) e Thomaz Srougi (Dr. Consulta), dicas de como trabalhar cada desafio e depoimentos de executivos, a fim de reforçar o conteúdo sobre cada tendência.

Nosso estudo busca preencher uma clara escassez de conteúdos de sustentabilidade voltados para esse setor e vem na contramão do discurso de que desenvolvimento sustentável é um tema restrito às grandes empresas. Queremos mostrar justamente o contrário: que não se trata exclusivamente de custos, mas de oportunidades de crescimento, parcerias, financiamentos, inovação e motivação”, explica Voltolini.

O material pode ser baixado gratuitamente no site da consultoria Ideia Sustentável.

Já a edição física custa R$ 18 e pode ser adquirida online.

Mais informações:
E-mail [email protected]
Telefone (11) 5579 8012

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional