Estudo identifica benefícios de associar valores social e econômico

Por: GIFE| Notícias| 19/12/2005

Empreendimentos sociais de sucesso tendem a associar valor econômico e valor social, diz a pesquisa intitulado Um estudo de práticas inteligentes das organizações sociais e comerciais na Espanha e América Latina, lançado recentemente. O estudo foi desenvolvido pela Harvard Business School e por importantes escolas de administração de empresas na América Latina e Espanha, e concentrou-se em 40 organizações – 20 ONGs e 20 corporações – vistas como tendo alto desempenho em empreendimento social.

Os pesquisadores descobriram que, alinhando valor econômico a valor social, tanto as organizações sem fins lucrativos quanto as corporações podem aperfeiçoar suas operações e consolidar as relações com o seu público. Para ambas, o foco no valor econômico e social pode melhorar sua reputação com a clientela, o governo e a comunidade – as corporações são vistas como conscientes e as organizações sem fins lucrativos como eficientes.

Os pesquisadores também descobriram que existem oportunidades de aprendizagem mútua entre empresas e organizações sem fins lucrativos e que estratégia e liderança são os dois impulsos que permeiam as práticas inteligentes em todas as organizações.

Para obter mais informações, visite www.hbsworkingknowledge.hbs.edu.

* Periodicamente, o redeGIFE trará notícias publicadas originalmente no Alliance Bulletin, informativo mensal da revista londrina (www.alliancemagazine.org).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional