Estudo mostra os desafios jornalísticos na cobertura de mudanças climáticas

Por: GIFE| Notícias| 28/01/2008

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) lançou a pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira. O levantamento mostra como a mídia ainda enfrenta muitos desafios para aprimorar seu trabalho na cobertura dessa temática.

O estudo analisou 997 textos, publicados em 50 jornais entre julho de 2005 e junho 2007 e constatou que o ritmo da cobertura se manteve crescente no período analisado, especialmente no ano passado. No entanto, a maior parte do material publicado ainda carece de contextualização.

Do universo avaliado, apenas um terço dos textos aborda as causas das mudanças climáticas e aponta possíveis soluções. “”Você coloca as conseqüências, mas não sublinha os antecedentes e estratégias de enfrentamento. Não adianta dizer que pode haver furacões, aumento do nível do mar, sem falar o que causa o fenômeno e o que pode ser feito, seja para mitigar ou se adaptar ao problema””, diz Guilherme Canela, coordenador de Relações Acadêmicas da ANDI e responsável pelo estudo.

Segundo a pesquisa, o tema esteve mais presente nos veículos de abrangência nacional (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense) e econômicos (Valor e Gazeta Mercantil). Enquanto os 44 jornais regionais contribuíram, na média individual, com 1,46% dos textos veiculados no período, os quatro veículos nacionais somados aos dois de cunho econômico contribuíram – também na média individual – com 5,95% das matérias publicadas.

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