Estudo mostra serviços públicos e privados na periferia

Por: GIFE| Notícias| 28/11/2008

Na opinião de mais de 6 mil mulheres paulistanas, os serviços públicos menos presentes e que mais fazem falta nos bairros da capital são água encanada (28%), hospital público (25%) acessibilidade para portadores de deficiência (21%), áreas verdes (20%) e coleta de lixo (19%). A informação faz parte de uma pesquisa inédita feita pelo Ibope, em iniciativa conjunta com o Movimento Nossa São Paulo e a Natura, divulgada na última semana.

A pesquisa ouviu mais de 6 mil consultoras da Natura nas 31 subprefeituras da capital, entre os meses de agosto e outubro, com o objetivo de mapear as percepções e apontar as necessidades das paulistanas em cada uma das regiões administrativas da cidade.

“”O número de entrevistadas é maior do que ocorre normalmente nas pesquisas de opinião, o que permite obter dados mais consistentes por subprefeitura””, explicou a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari. A pesquisa revelou que os bairros da periferia da cidade dispõem menos de serviços públicos e privados. “”O resultado mostra um pouco o mapa da desigualdade na cidade de São Paulo””, ressaltou Márcia, no evento.

As regiões de subprefeituras mais carentes de serviços são Perus, Campo Limpo, M´Boi Mirim, Capela do Socorro, Parelheiros, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista.

Na visão das entrevistadas, os itens mais importantes para melhorar a qualidade de vida no bairro e no município são, nesta ordem, segurança, saúde e educação. Quando se trata de serviços ou equipamentos privados considerados essenciais, lideram a lista as agências bancárias, as farmácias e os supermercados.

O diretor-presidente da Natura, Alessandro Carlucci, disse que esse trabalho poderá guiar as ações do poder público municipal. “”A pesquisa é uma matéria-prima muito valiosa. Agora é nosso dever, como cidadão co-responsáveis, fazer com que nossos governantes usem as informações para fazer de São Paulo uma cidade melhor””, declarou Carlucci.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional