Estudo revela os caminhos do investimento social privado e filantropia privada na América Latina

Por: GIFE| Notícias| 26/10/2015

Com a proposta de apresentar o cenário atual, assim como os avanços e desafios da filantropia e do investimento social privado na América Latina, o GIFE, do Brasil; a Associação de Fundações Empresariais (AFE), da Colômbia; o Centro Mexicano para a Filantropia (Cemefi), do México; e o Grupo de Fundações e Empresas (Grupo GDFE), da Argentina; se uniram para produzir o estudo: “Recursos Privados para a Transformação Social”, que está sendo lançado hoje, dia 26 de outubro, em Bogotá (Colombia).

A iniciativa contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Fundação Avina e Avina Américas e da WINGS.

A publicação traz uma análise dos conceitos de investimento social e filantropia privada, aborda a composição do setor e as características básicas de cada tipo de organização, assim como discute sobre o progresso das fundações corporativas e programas diretos de empresas.

Além disso, a publicação destaca as estratégias para ampliar a escala e o impacto do ISP, as relações com as organizações da sociedade civil e analisa os novos temas da agenda do ISP, como transparência, avaliação e aprendizagem. Por fim, apresenta os principais desafios do campo para adquirir maior relevância, legitimidade e impacto.

O estudo foi conduzido por Rodrigo Villar, pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Sociedade Civil, do México.

O material está disponível no Sinapse (clique aqui).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional