Evento debate Perspectivas do Investimento em Cultura

Por: GIFE| Notícias| 30/05/2008

A discussão sobre os mecanismos de fomento à cultura vem ganhando espaço nas diversas instâncias do governo, na classe artística, na imprensa e nas empresas. Para enriquecer esse debate, a J.Leiva, consultoria especializada no desenvolvimento de políticas culturais para empresas, vai realizar, em parceria com a Pinacoteca do Estado, o seminário Perspectivas do Investimento em Cultura com patrocínio do Grupo CCR.

O evento será realizado entre os dias 9 e 13 de junho das 8h30 às 13h30 na Estação Pinacoteca, no Largo General Osório, n°66, na Luz em São Paulo, e tem como objetivo analisar e discutir o cenário e as principais tendências do investimento em cultura. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.pinacoteca.org.br.

A programação do evento foi criada pensando em trazer experiências de sucesso em diferentes áreas, números sobre o mercado, pesquisas de opinião e o ponto de vista de produtores culturais, empresários e especialistas em cada tema. O seminário debaterá um assunto a cada dia.

No primeiro, os debates serão sobre o tema “”Parceria do setor público com a iniciativa privada”” e reunirá nomes de peso como Ronaldo Biancchi (Secretaria de Cultura do Estado) e Carlos Calil (Prefeitura) na primeira mesa-redonda e Carlos Magalhães (Cinemateca) e Gilberto Dimenstein (Folha/CBN/Aprendiz), na segunda.

Já na terça-feira, dia 10, o tema discutido será “”Perspectivas das artes plásticas”” e trará, entre outros, Marcelo Araújo (Pinacoteca), Ronaldo Barbosa (Vale) e Fábio Coutinho (Fundação Iberê Camargo) na mesa um e José Olympio (Credit Suisse), Márcia Fortes (Galeria Fortes Vilaça) e Ricardo Ribenboim (produtor) no segundo debate. No terceiro dia de evento, o assunto debatido será “”Rumos do teatro””, vistos sob a perspectiva de Silvia Messias (Banco Santander), Mario Martini (Cult) e Claudio Fontana (ator/produtor) na primeira discussão e Carlos Vieira (Energias do Brasil), Luiz Martini (ator e ex- presidente da Cooperativa Paulista de Teatro) e Hugo Possolo (Circo Roda Brasil), na segunda.

Na quinta-feira o assunto é o “”Mercado musical”” e as mesas redondas serão compostas por Helena Santos (Banco HSBC), Carlos Harasawa (OSESP) e Reinaldo Pamponet (Eletrocooperativa) e Cristina Braga (Festival Vale do Café) e Marlene Treuk (Datafolha). Finalmente, na sexta-feira, dia 13 de junho, Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Eliane Parreiras (Cosipa/Usiminas) e Luiz Bolognesi (Cine Tela Brasil) vão compor a primeira mesa-redonda sobre Projetos Socioculturais e Andréa Marquez (VisaNet), Fernando Rosseti (GIFE), David Saad (Fundação Victor Civita) e João Leiva (J.Leiva Cultura e Esporte) a segunda.

Além dos debatedores confirmados, o evento contará com a mediação de Marcelo Araújo, da Pinacoteca, Carlos Graieb, da revista Veja, Marcos Augusto Gonçalves, da Folha de S. Paulo, da curadora Angélica de Moraes, do dramaturgo Aimar Labaki, de João Gabriel de Lima, da revista Bravo!, da jornalista Patricia Palumbo, de Gabriel Pillar Grossi, da revista Nova Escola e Valmir Santos, da Folha de S. Paulo.

O evento é uma realização da Pinacoteca, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e J.Leiva e patrocinado pelo Grupo CCR.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional