Evento discute investimento e soluções para o PAC da Saúde

Por: GIFE| Notícias| 16/06/2008

O desafio da criação de um complexo industrial na área da saúde tem sido tema de debates e alvo de ações e propostas das mais diversas esferas da sociedade. A integração do governo federal, que pretende direcionar investimentos na casa dos R$ 90 bi até 2011, com a iniciativa privada e com a comunidade científica, pode acelerar o desenvolvimento do processo e permitir uma política industrial completa e definitiva.

Dentre as propostas do PAC estão o aumento do numero de postos de trabalho e a construção um complexo industrial de saúde. Nele, deverão ser produzidos desde equipamentos hospitalares até princípios ativos de medicamentos. No campo dos financiamentos, o BNDES já conta com o PROFARMA, programa que tem como objetivos principais elevar a competitividade do complexo industrial da saúde e contribuir para a redução da vulnerabilidade da Política Nacional de Saúde, articulando-a às políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior.

Outro ponto primordial para a introdução das alternativas que levem ao desenvolvimento do setor é a atuação das empresas, que podem investir em inovação, pesquisa e tecnologia, garantindo a descoberta de novas fórmulas, implementando a gestão eficaz e apoiando projetos promissores.

Programação:
08h30 – 09h00 – Welcome Coffee e Credenciamento;
09h00 – 09h20 – Apresentação Luís Nassif -Diretor Presidente da Agência Dinheiro Vivo.
09h20 – 10h00 – Abertura José Gomes Temporão – Ministro da Saúde (*)
10h00 – 10h40 – 1º Painel: Equipamentos Médicos
A adequação da produção e distribuição de equipamentos médicos é um dos gargalos do setor de saúde. Depende de ações entre a iniciativa privada e o poder público, além de programas de gerenciamento para funcionar corretamente. Esse painel vai debater de que forma conciliar gastos públicos e investimentos privados com programas de inovação e a uma adequada logística de distribuição.
● Franco Pallamolla – Presidente da ABIMO
● Geciane Porto – Professora do departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/ USP (*)
10h40 – 11h00 – Perguntas

11h00 – 12h00 – 2º painel: Política de Vacinas
Para implantar efetivamente umapolítica de vacinas, é preciso avaliar tanto a atuação brasileira no cenário internacional, como os aspectos gerenciais dos produtores privados, o potencial público de produção e, ainda, as políticas de incentivo tecnológico do setor. São estas frentes que devem definir os debates e as ações para o desenvolvimento do setor.
● Márcia Bassit – Secretária Executiva do Ministério da Saúde
● João Sanches – Diretor de Relações Internacionais da Merck Sharp & Dohme
● Akira Homma – Diretor de Biomanguinhos
12h00 – 12h30 – Perguntas

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – 3º painel: Centros de desenvolvimento de pesquisa pelas multinacionais
A criação do Complexo Industrial da Saúde também depende de investimentos e suporte aos programas de P&D. O papel das multinacionais pode ser primordial para estabelecer um diferencial produtivo no país, além de garantir qualidade no setor de testes clínicos. Este painel pretende discutir ações conjuntas entre empresas e o governo federal, que possam levar ao desenvolvimento e à autonomia brasileira no setor.
● Reinaldo Guimarães – Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde
● Jorge Safi – Diretor da Área Terapêutica da Novartis Brasil (*)
● José Tadeu Alves – Diretor Presidente da Merck Sharp & Dohme
15h00 – 16h00 – Debate entre os palestrantes
16h00 – 16h30 – Perguntas

16h30 – Coffee de Encerramento

Lista Sujeita a Alteração
(*) Confirmados

O evento é promovido pelo Projeto Brasil e será realizado no dia 04 de julho, no Hotel Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), em São Paulo – SP.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional