Evento em São Paulo destaca a responsabilidade social no esporte

Por: GIFE| Notícias| 27/10/2014

Na última semana, diversos atletas, jornalistas esportivos, e representantes de organizações filantrópicas e do poder público se reuniram em evento para discutir iniciativas de responsabilidade social e inclusão social por meio do esporte. O Fórum Internacional Gols Pela Vida – Responsabilidade Social no Esporte foi promovido pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e aconteceu entre os dias 23 e 24 de outubro em São Paulo (SP).

A abertura do evento contou com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do conselheiro do secretário-geral da ONU, Wilfried Lemke, especialista do Programa de Esportes para o Desenvolvimento do Unicef, Rodrigo Fonseca, o ex-secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, e do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Luiz Sales.

O fórum teve como objetivo colocar em pauta o papel do esporte como agente transformador e de formação das crianças e adolescentes, abordando o tema sob diferentes perspectivas, em uma programação com palestras, mesas redondas e painéis que destacaram as boas práticas e o estímulo ao engajamento, à inclusão social e à cidadania.

Representantes da ONU, Unicef, Universidade do Futebol, Atletas pelo Brasil, ESPN, George Washington University, Bom Senso Futebol Clube, Premier League, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outros, apresentaram seus cases, fomentando o tema e enriquecendo as discussões.

Entre os temas abordados durante os debates, destaque para a importância do esporte para promover a democratização da educação de crianças e adolescentes, além da saúde e bem-estar para a sociedade; o potencial “social” dos atletas; o engajamento coletivo e a construção de políticas públicas no esporte; racismo e violência no esporte; desafios e oportunidades de intercâmbio de programas socioesportivos, entre outros.

Para saber como foi o evento, acesse a página do programa Gols pela Vida no Facebook.

Mais informações sobre o trabalho do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe podem ser acessadas no site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional