Evento internacional discutirá os novos papéis e os desafios atuais das organizações da sociedade civil

Por: GIFE| Notícias| 04/08/2014

Entre 13 e 15 de outubro, a cidade de Puebla, no México, receberá a 12a edição do Encontro Ibero-americano da Sociedade Civil. Uma grande oportunidade para investidores sociais e organizações que atuam com a gestão de programas e projetos socioambientais trocarem experiências com seus pares ibéricos e latino-americanos.

Na edição de 2014, o evento se propõe a discutir o tema “Novos papéis e expressões da sociedade civil”. Entre os diversos assuntos que serão abordados nas mesas de discussão, destaque para os temas “incidência e construção de políticas públicas”, “trabalho em redes”, “alianças intersetoriais”, “transparência e prestação de contas”, “avaliação e medição de impacto”, “voluntariado”, “negócios sociais” e “marcos legais regulatórios”.

Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE, que já participou de outras edições e faz parte do conselho que ajuda a definir os temas e painéis do encontro, comenta a importância dessa iniciativa. “Esse é um dos poucos encontros que tem como foco discutir desafios e rumos da sociedade civil nesse recorte latino-americano. É uma grande oportunidade para conhecer desafios que compartilhamos com outros países que vivem contextos próximos dos nossos”.

Para Degenszajn, a edição de 2014 conta com um atrativo adicional por ter o México como anfitrião. “Trata-se de um país com forte tradição de Investimento Social Empresarial (ISE). É uma nação de grandes dimensões e com desafios similares aos nossos. É, sem dúvida, um diferencial a mais para o público brasileiro.”

O Movimiento Iberoamericano de la Sociedad Civil, responsável pela promoção dos encontros, foi criado em 1992 com o objetivo de fortalecer organizações da sociedade civil da América Latina, promovendo a reflexão e difusão de ideias e boas práticas de responsabilidade social.

O GIFE, junto com a Fundação Roberto Marino, faz parte do Conselho dos Encontros Ibero-americanos. Outras entidades – Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Portugal e Venezuela – compõem o grupo que ajuda a pensar temáticas e promover o evento em seus respectivos países.

Imersão e diálogo com vizinhos

Um evento desse porte apresenta uma série de oportunidades para troca de experiências e reflexão sobre a prática do ISE no Brasil. Andre Degenszajn dá algumas dicas sobre quais experiências merecem atenção redobrada. “Além do caso do México, acredito que um caso a ser observado com cuidado é o da Colômbia. Trata-se de um país em desenvolvimento, que vem consolidando práticas de Investimento Social Empresarial muito similares às brasileiras. Outra experiência interessante que merece atenção é a da Espanha. O país europeu vem passado por um longo período de crise e as organizações de lá enfrentam grandes desafios para buscar parcerias, captar recursos e, dessa forma, garantir sua operação e sustentabilidade financeira.”

Entre as práticas brasileiras que devem aparecer no evento, destaque para as experiências de parceria com órgãos públicos de nível municipal que impactam o desenvolvimento local. Outras experiências interessantes de ação em rede, por meio de parcerias intersetoriais, devem ganhar destaque na programação.

Cidade anfitriã

O XII Encontro Ibero-americano da Sociedade Civil acontece na cidade de Puebla, região central do México. Com cerca de 1,5 milhões de habitantes, o município é conhecido pela famosa Batalha de Cinco de Maio, quando o exército mexicano, com menor número de soldados, derrotou as tropas francesas de Napoleão III.

Atualmente, Puebla é conhecida como uma das cidades grandes mais seguras do mundo. A região também é famosa pelas suas belezas naturais e pela sua imponente arquitetura. Seu centro histórico é considerado Património Mundial da Unesco desde 1987.

Desde 2013, brasileiros não precisam mais de visto para estadias de curta duração no México.

Inscrições para o encontro

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do evento. Mais informações podem ser na página ou obtidas por meio do e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional