Evento mostra panorama de projetos de esporte educacional

Por: GIFE| Notícias| 06/11/2008

No dia 19 de novembro de 2008 acontece, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, a segunda edição do seminário A Função Social do Esporte – Reflexões sobre experiências com o esporte educacional, ação integrante do programa Rexona-AdeS -Esporte Cidadão, que já atendeu ao longo dos 11 anos de atuação mais de 70 mil crianças nos três estados em que atua.

O evento, que foi lançado ano passado, tem com objetivo fomentar a importância da democratização da atividade física para disseminar valores de cidadania, bem-estar e vitalidade. Esta edição do seminário vai reunir 12 projetos de várias partes do Brasil selecionados, via inscrição, que, vão expor, nas quatro mesas de discussões, suas experiências e compartilhar com o público soluções e resultados.

Haverá um espaço para a exposição de outros cases para promover a troca sobre o esporte educacional.

O objetivo do seminário é identificar, valorizar e divulgar boas experiências tendo o esporte como promotor de transformações sociais. Foram inscritos projetos de todo Brasil, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, entre outros. O público interessado em acompanhar o evento poderá se inscrever. A expectativa é que cerca de 300 pessoas participem do evento, que terá a presença do reconhecido estudioso da área: Professor Doutor João Batista Freire.

Freire é um dos maiores especialistas da área, doutor em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo, é atualmente coordenador do grupo de estudos Oficinas do Jogo da Universidade Estadual de Santa Catarina, e fará uma palestra sobre o tema. Já escreveu mais de 15 livros que tratam de esporte e educação, discutirá temas polêmicos como a impossibilidade de formação de grandes craques em escolinhas profissionais, a importância da brincadeira no ensino infantil e o tratamento que deve ser dado às crianças nas escolas.

“”Jogadores como Pelé, Garrincha e Zico aprenderam futebol brincando de jogar. Tiveram uma aprendizagem lúdica. A Cultura popular tem sua pedagogia, porém, raramente uma escolinha de futebol leva isso em conta e não permite o lúdico em suas práticas””, defende Freire.

O seminário “”A Função Social do Esporte”” terá inscrições abertas ao público a partir do dia 3 de novembro. As pessoas interessadas em participar devem se cadastrar pelo site www.programarexonaades.com.br/seminario. As vagas são limitadas.

Serviço:
Seminário: A Função Social do Esporte – Reflexões sobre experiências com o esporte educacional
Data: 19 de novembro de 2008.
Horário: das 8 às 18h.
Local: Hotel Maksoud Plaza.
Endereço: Alameda Campinas, 150. São Paulo – SP.Estacionamento: Gratuito no local.
Inscrições: www.programarexonaades.com.br/seminario.
Mais informações: www.programarexonaades.com.br/seminario.
.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional