Evento online debate prestação de serviços e voluntariado

Por: GIFE| Notícias| 01/04/2011

A IBM divulgou o relatório com as conclusões do Service Jam, evento online realizado pela companhia no final de 2010 e que reuniu mais de 115 mil pessoas de 119 países. Durante o evento, foram debatidos os temas prestação de serviços e voluntariado. Foram 5.860 posts em três dias consecutivos de discussão. O evento colaborativo reuniu pessoas de todo o mundo com uso do software IBM Lotus Connections.

Entre as principais conclusões do fórum estão a necessidade de promoção da cultura de voluntariado, por meio da introdução de uma disciplina que trate do tema na grade escolar, e da criação de uma universidade de serviços virtual, o que promoveria um novo perfil para o profissional que atua no Terceiro Setor.

De acordo com os participantes do fórum, uma universidade de serviços deveria contar com matérias como Gerenciamento do Ciclo de Vida do Voluntariado, Mídias Sociais e Gerenciamento de Serviços.
Nos Estados Unidos, 24% das escolas elementares e secundárias já adotaram programas de ensino relacionados à prestação de serviços. Outra grande demanda do setor é a de desenvolvimento de uma rede social, baseada em computação em nuvem, que combine recursos e perfil dos voluntários com as necessidades de organizações que estão buscando este tipo de profissional.

Os temas mais debatidos no fórum foram a motivação individual e a melhora na qualidade da prestação se serviço, que receberam 46% de todos os comentários da discussão. Metade do conteúdo gerado no Jam é fruto de grupos de pessoas de fora da IBM, com mais de 20 anos de idade e experiência profissional de 1 a 5 anos. O tema Gerenciamento de Voluntários foi amplamente discutido por grupos de pessoas de 40 a 60 anos de idade, enquanto que participantes mais jovens contribuíram mais com informações sobre o quê os motivam a servir e as formas de seu engajamento no voluntariado.

Para conhecer o relatório completo de resultados, acesse: www.ibm.com/servicejam

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional