Evento reunirá especialistas para falar do fluxo de recursos na área social

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2005

Na próxima terça-feira (22/11), em São Paulo (SP), acontece o Seminário Financiamento do Terceiro Setor – Um panorama sobre o fluxo de recursos para as organizações da sociedade civil. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos do GIFE, que promove o seminário em parceria com o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas (Cets/FGV). ÚLTIMAS VAGAS! Clique aqui para se inscrever.

O objetivo é promover uma reflexão estruturada em torno da questão, contemplando as necessidades específicas de cada setor envolvido, além de apresentar caminhos que otimizem o aporte e a captação de recursos.

Entre as questões a serem abordadas estão: Quais são as principais fontes de financiamento do terceiro setor? Como se dá o fluxo de recursos e como otimizá-lo? Quais são os desafios e oportunidades de aporte e captação? Qual o caminho para amadurecer a relação entre financiados e financiadores?

Seis especialistas, representando diferentes áreas – pesquisa, universidade, governo, investidor social privado, ONGs e organismos internacionais -, foram convidados para falar sobre os assuntos.

A diretora de estudos sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Anna Maria Peliano, apresentará um panorama sobre o financiamento do terceiro setor, baseado em dados de pesquisas recentes. O representante da Fundação Avina para a região Sudeste e Distrito Federal, Francisco Azevedo, falará sobre a visão das organizações que realizam investimento social privado. Já o coordenador do Cets/FGV, Luis Carlos Merege, abordará como as ONGs se sustentam no Brasil, com apresentação dos resultados do primeiro censo realizado no país.

Na seqüência, a diretora técnica da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, tratará do papel das agências internacionais no financiamento do terceiro setor. A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães Castro, falará sobre a relação entre o poder público e o terceiro setor em termos de financiamentos de iniciativas da sociedade civil, e o diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Sérgio Haddad, abordará a perspectiva das ONGs sobre a situação atual do fluxo de recursos para o terceiro setor.

Associados GIFE têm direito a uma inscrição gratuita e devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para saber como fazê-la.

Outras informações estão disponíveis no site www.mapa.org.br/financiamento3setor.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional