Eventos abordam financiamento do 3º setor e governança

Por: GIFE| Notícias| 09/01/2006

Como parte das comemorações de seus 10 anos de atividade formal, o GIFE promoveu dois eventos de reflexão sobre o terceiro setor no Brasil. O primeiro, Seminário Financiamento do Terceiro Setor – Um panorama sobre o fluxo de recursos para as organizações da sociedade civil, aconteceu em 22 de novembro, em parceria com o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas (Cets/FGV).

O objetivo principal foi promover uma reflexão estruturada em torno da questão do aporte e da captação de recursos, contemplando as necessidades específicas de cada setor envolvido. Para isso, estiveram presentes cinco especialistas, representando: pesquisa, universidade, governo, investidor social privado e ONGs.

Uma das principais conclusões foi que, apesar do crescimento do setor sem fins lucrativos no Brasil e dos investimentos de empresas, fundações e institutos na área social, não existe no país uma visão sistêmica sobre financiamento do terceiro setor.

Já no dia 7 de dezembro, em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats) da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), foi realizado um Encontro sobre Governança Organizacional.

Exclusivo para dirigentes de empresas, fundações e institutos e alunos do MBA Gestão e Empreendorismo Social, o evento reuniu cerca de 100 pessoas na Sala da Congregação da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade). Para tratar dos principais conceitos relativos à governança, nas visões acadêmica e corporativa, foram convidados Décio Zylbersztajn, professor titular do departamento de Administração da FEA, e Leonardo Viegas, coordenador de capacitação do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Na seqüência, os participantes debateram temas como funções e composição dos Conselhos, profissionalização, remuneração e valorização da equipe técnica. Clique aqui para ler mais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional