Eventos de conscientização em todo o Brasil marcam a semana

Por: GIFE| Notícias| 09/08/2004

Ter uma semana a cada ano, sempre em agosto – mês de aniversário do falecimento do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho -, especialmente dedicada a atividades de informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania é um dos objetivos do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Nesta primeira edição, eventos em diversas cidades de todo o país estão inseridos na agenda oficial da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. São seminários, fóruns, mesas redondas, lançamentos de publicações, palestras e workshops.

Entre as ações do dia primeiro dia (9/8) está o evento de lançamento oficial da Semana, em São Paulo (SP), que contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Geraldo Alckmin e da prefeita Marta Suplicy. Em Belo Horizonte, começa o IV Seminário Estadual Pró-Conselho – Conselhos de Minas: Ética e Mobilização na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizado pelo Instituto Telemig Celular.

Ainda no dia 9 acontece o 16º Fórum de Responsabilidade Social sobre Transparência e Combate à Corrupção, promovido pelo Natal Voluntários e o Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa), e a abertura do III Seminário Educação Ampliando Oportunidades do Programa Catavento, em Vitória (ES), promovido pela Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) e a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Já a Fundação Abrinq e a Natura, em parceria com o Ministério da Educação, lançam em São Paulo a Campanha para Educação de Jovens e Adultos.

No dia 10, o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o Instituto Ethos promovem, em Brasília (DF), uma mesa redonda sobre financiamento do desenvolvimento humano sustentável no Brasil. Já o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo realizam o evento Metas do Milênio: Um Desafio Positivo para as Parcerias Público-Privadas.

Na quarta-feira (11/8), a Folha de S.Paulo realiza, em parceria com a Fundação Abrinq, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Credicard e Instituto Ethos, o debate Jovens e as Eleições: Trabalho e Educação. À tarde, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), promove, em sua sede, o seminário Gestão Socialmente Responsável.

Salvador (BA) terá, no dia 12/8, o Primeiro Encontro Parcerias para a Sustentabilidade de Comunidades e Municípios da Bahia, realizado pelo Grupo Ethos/Bahia e a Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), em parceria com a Associação Apoio Fome Zero e os institutos Ethos e Polis. Em Recife (PE), o governo estadual, o Sebrae e a Caixa Econômica Federal promovem o workshop Pacto Social Pernambuco. Ainda na quinta-feira, o Coep (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida) promove, em parceria com a Infraero, o evento Nas Asas da Solidariedade, visando à mobilização de todas as pessoas que passarem pelos principais aeroportos brasileiros neste dia.

Para saber sobre outros eventos oficiais da Semana, acesse o site www.nospodemos.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional