Experiência de educação integral melhora nota e zera evasão
Por: GIFE| Notícias| 15/04/2010A experiência de educação integral da rede municipal de Apucarana, no Paraná, melhorou o rendimento dos alunos em provas oficiais de monitoramento, reduziu a taxa de evasão a quase zero e aumentou a renda das famílias ao permitir que mulheres saíssem de casa para trabalhar. O sistema de ensino foi apresentado como uma experiência bem sucedida em educação integral na Conferência Nacional de Educação (Conae), que aconteceu até o 1º de abril, em Brasília (DF).
Desde 2001, as crianças de 1ª a 4ª da rede municipal de Apucarana estudam das 7h30 às 16h30. Além das aulas em salas de aula elas participam de atividades como esportes, teatro, oficinas de robótica e jogos pedagógicos. No começo, as atividades eram realizadas em clubes e salões de igrejas, viabilizadas por parcerias com a sociedade. “A escola de tempo integral não é para ocupar a criança, mas para agregar a ela um olhar de integridade”, contou o secretário de Desenvolvimento Humano de Apucarana, Cláudio Aparecido da Silva.
Para implantar o novo modelo, foi necessário adaptar merenda, transporte e capacitação de professores, segundo Silva. “Alimentação era um ponto importante, porque a criança fica o dia todo fora de casa. Para dar conta, passamos a comprar os alimentos de pequenos produtores e implantamos um projeto de reeducação para evitar desperdício”, conta. “No começo houve grande resistência, porque educação integral não faz parte da cultura brasileira”.
Quase dez anos depois, o município apresenta aumento no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), crescimento de sua taxa de aprovação, redução para quase zero das taxas de evasão escolar e cumprimento de 21% das metas para educação em 2012, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Humano. Além disso, o órgão aponta que o sistema contribuiu para a redução da violência e fortalecimento da agricultura local.
As informações são do site Aprendiz.com.
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