FALM e Farmun levam alunos e educadores para experiência imersiva em fazenda  

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 22/05/2023

30 estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis (MT) foram levados para uma imersão na Fazenda Itamarati, da AMAGGI, localizada no mesmo município. Esse projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e o Instituto Farmun. O evento, denominado FarmDay, aconteceu nesta terça-feira (16 de maio). As instituições oferecerão aos alunos uma experiência imersiva com a realidade do campo, com oportunidades de carreiras e profissões ligadas ao agronegócio.   

Esta edição do evento integra a proposta do subprograma de Qualificação Profissional e Empregabilidade da FALM, cujo objetivo é expandir a oferta, o acesso e a permanência de profissionais qualificados no mercado de trabalho. A Fundação André e Lucia Maggi priorizou a realização do evento na microrregião dos Parecis, pois o local é considerado um polo econômico para Mato Grosso e apresenta potencial de desenvolvimento.  

Campo Novo do Parecis, por exemplo, possui um nível de produção agropecuária que representa 13% do total produzido no estado. Apenas a Fazenda Itamarati emprega cerca de 1200 pessoas por safra e, na microrregião como um todo, que abrange também o município de Sapezal (MT), estão localizadas mais quatro fazendas da AMAGGI: Água Quente, Pirapó, Rio Bonito e Tucunaré. 

O dia a dia de uma fazenda é intenso. Uma vez que são diversas áreas envolvidas para operacionalizar as operações de planejamento e execução de atividades de cultivo, seleção de sementes, monitoramento das condições climáticas e análise de solo; gestão de recursos hídricos; gerenciamento e controle de custos, logística e comercialização; desenvolvimento e implementação de sistemas informatizados para análise de dados; manutenção e reparo de equipamentos, entre outros.  

A partir desse cenário econômico e da complexidade das atividades desenvolvidas no agro, a FALM identificou que são altas as demandas por mão de obra qualificada na região e no setor. Conforme a Coordenadora de Projetos da FALM, Daniele Paulo: “o evento será uma oportunidade para fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico local e estimular a inserção e permanência de novos talentos no mercado, incentivando inovação, diversidade e inclusão no setor do agronegócio”.  

A missão do Farmun é romper paradigmas sobre o Agro e proporcionar uma jornada incomparável da porteira para dentro que é intelectual, social e transformadora. Neste sentido, a parceria com a Falm é uma excelente oportunidade de juntos proporcionar a experimentação em uma grande fazenda, bem como as oportunidades de trabalho e mudança de perspectiva dos alunos envolvidos, comenta Letícia Scheffer, presidente do instituto Farmun.  

O que é o FarmDay  

O FarmDay é um evento desenvolvido pelo Instituto Farmun desde 2019 em diversas fazendas do estado de Mato Grosso. Com o objetivo de proporciona uma imersão para os alunos e educadores em fazendas, onde eles vivenciam a realidade do campo, incluindo o conhecimento sobre seu funcionamento e a interação com trabalhadores dos diversos setores. A proposta é gerar uma experiência personalizada dentro das fazendas e mostrar a realidade do agronegócio para alunos de escolas públicas e comunidades. 

Sobre o Farmun  

O Farmun é um instituto sem fins lucrativos fundado em 2019, com objetivo de proporcionar à sociedade a oportunidade em ter contato com o dia a dia do agronegócio, principalmente no estado de Mato Grosso. 

Sobre a FALM     

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.  

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional