FALM e o Instituto Signativo iniciam formação em Competências Socioemocionais

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 15/05/2023

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) iniciou a formação de educadores e educadoras da Escola Municipal de Educação Infantil Itamarati Norte e na Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, ambas localizadas na Vila Itanorte, em Campo Novo dos Parecis (400km de Cuiabá).  

A proposta da formação é dialogar sobre as competências socioemocionais, estimulando professores e professoras a reflexão acerca da importância de trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ambiente escolar, além de ter o olhar para as capacidades que permitem as pessoas lidarem com as próprias emoções e com as emoções dos outros, assim como a capacidade de estabelecer relações interpessoais saudáveis e eficazes. 

Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento pessoal, no qual estudantes desenvolvem em relação à capacidade de aprender, de se relacionar com os outros e de buscar formas em ter sucesso na vida tanto profissional como pessoal. 

A formação faz parte do projeto Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, que está ligado ao subprograma de Qualificação Profissional e está sendo desenvolvido em parceria com a Escola do Sentir, do Instituto Signativo.  

Para a educadora e gestora escolar Diva Tillwitz, está sendo muito proveitosa a capacitação e veio ao encontro com as necessidades atuais, “principalmente nesse momento em que todos estão falando sobre a violência no ambiente escolar e ainda lidando com o retorno pós-pandemia”. 

Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, das 18h às 19h30, de forma hibrida, com a duração de nove meses.

O Programa Escola do Sentir 

A iniciativa do Instituto Signativo visa a fomentar conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar, auxiliando educadores a desenvolverem atividades que promovam o aprendizado, assim como a prevenção e a possível superação das dificuldades de relacionamento humano em âmbito escolar. 

Sobre a FALM   

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.  

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional