FALM fica entre as finalistas do prêmio Latino-Americano da RedEAmérica

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 01/05/2023

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) ficou entre as finalistas do VI Prêmio Latino-Americano de Comunidades Sustentáveis 2023, da RedEAmérica. A premiação contemplou as seguintes categorias: Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis.  

Os cases apresentados pela FALM foram: Fortalecer para Desenvolver, atual iniciativa de fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que concede apoio por meio de recursos financeiros, mentorias e capacitações individuais e coletivas; e a Ação de Apoio à Rede de Proteção de Itacoatiara (AM), criada para a implementação da Lei 13.431/17, de escuta especializada e depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Ambas as iniciativas são voltadas ao desenvolvimento de territórios inclusivos, participativos e colaborativos, com foco no aprimoramento de políticas públicas.  

O evento de premiação aconteceu virtualmente, por meio da plataforma zoom, pela manhã. A seleção dos projetos foi feita por uma equipe de especialistas e, das 19 iniciativas selecionadas para a segunda fase, apenas três foram do Brasil, sendo duas apresentadas pela FALM.  

A Gerente de Investimento Social da FALM, Aletéa Rufino, aponta que os cases da Fundação possuem pontos em comum com as finalistas do prêmio: “as tendências do Investimento Social Privado (ISP) realizado por empresas, institutos e fundações, buscam o fortalecimento das comunidades locais, através do compartilhamento e do reconhecimento institucional, como forma de contribuírem para o desenvolvimento local de forma sustentável”. Aletéa também compõe a coordenação do Bloco Brasil na RedEAmérica.  

 RedEAmérica     

Criada em 2002, a RedEAmérica reúne mais de 80 organizações, entre fundações e institutos empresariais, que realizam investimento social privado em 13 países da América Latina e no Caribe. Além disso, articula relações com todo o ecossistema social, incluindo instituições públicas, universidades e centros de pesquisa, entre outros. Já o Bloco Brasil é composto pelo Instituto Arcor Brasil, Fundação Alphaville, Fundação André e Lucia Maggi, Instituto BRF, Instituto Camargo Corrêa, Instituto LafargeHolcim, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos.   

 Sobre A FALM    

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.  

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional