FALM fortalece a agricultura familiar com nova entrega de polpas de frutas à Fazenda Itamarati
Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 21/10/2024Dona Julieta Cardoso Domingues, agricultora familiar de Tangará da Serra (MT), realizou a primeira entrega de 80 kg de polpas de frutas à Fazenda Itamarati, da AMAGGI, localizada em Campo Novo do Parecis (MT). A distância de aproximadamente 150km percorrida por Dona Julieta entre as duas cidades simboliza o esforço e a determinação dos pequenos produtores em acessar mercados mais inclusivos e estáveis. Essa ação faz parte do projeto Cultivando o Futuro, promovido pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), que busca fortalecer a agricultura familiar e integrar pequenos produtores às cadeias produtivas da região.
Tangará da Serra está situada a 248,7 km da capital mato-grossense, Cuiabá, enquanto Campo Novo do Parecis está a cerca de 390 km. A entrega de polpas de frutas – maracujá, acerola, goiaba, abacaxi e caju – é um marco no fortalecimento da agricultura familiar no estado, promovido pela FALM e pela AMAGGI, e segue a estratégia de inclusão produtiva de pequenos agricultores, ampliando seu acesso a mercados corporativos.
Dona Julieta comemorou a oportunidade de entregar seus produtos à AMAGGI: “Superar as barreiras burocráticas e ver nosso produto chegando a novos mercados é muito gratificante. Isso abre portas para ampliarmos nossa produção e dar continuidade a esse processo”, afirma a produtora, que agora vislumbra novas oportunidades para o crescimento de sua produção.
A gerente de Investimento Social da FALM, Aletéa Rufino, destaca a importância dessa entrega dentro do projeto Cultivando o Futuro: “O que vemos aqui, com o caso da Dona Julieta, é o resultado de um processo de articulação que busca possibilitar o acesso de agricultores e agricultoras familiares a mercados mais justos e lucrativos. Conectar a produção local com as demandas corporativas, como as da AMAGGI, é uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a agricultura familiar nos territórios onde atuamos.”
A expectativa é que o volume de entregas de Dona Julieta e outros agricultores familiares aumentem para até 300 kg nos próximos meses, com frequência de entrega ajustada conforme a demanda, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
Sobre o Projeto Cultivando o Futuro
O Cultivando o Futuro faz parte do programa Crescendo com o Local e tem como objetivo promover o desenvolvimento da agricultura familiar, garantindo o acesso de pequenos produtores a mercados corporativos mais seguros e estáveis. O projeto é uma iniciativa da FALM, em parceria com as áreas de Suprimentos, Sustentabilidade e Recursos Humanos da AMAGGI, e já está em operação em dois territórios: Itacoatiara (AM) e Campo Novo do Parecis (MT). O foco principal é integrar os produtos da agricultura familiar aos refeitórios da empresa, fortalecendo a economia local e garantindo uma produção sustentável.
A iniciativa também visa fomentar a economia local em territórios prioritários e proporcionar condições para que os pequenos agricultores, como Dona Julieta, possam expandir sua produção e comercialização. Em Itacoatiara (AM), três associações locais já realizam entregas semanais de alimentos frescos aos refeitórios da AMAGGI, demonstrando o impacto positivo que o projeto pode gerar ao conectar a produção local com as demandas corporativas.
Para saber mais sobre o impacto do projeto em Itacoatiara, acesse a matéria completa aqui.
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM atua no desenvolvimento de pessoas e comunidades por meio de iniciativas específicas para a agricultura familiar, qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais e coletivas.