FALM participa do lançamento da ‘Plataforma Conjunta’, que fortalece organizações sociais

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 18/04/2023

Para contribuir que as organizações da sociedade civil estejam fortalecidas para exercerem suas missões, o Instituto ACP, o Instituto humanize e o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), em colaboração com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e outras 24 organizações do setor, estão lançando a ‘Plataforma Conjunta’ no dia 13 de abril, às 18h, no Congresso GIFE, em São Paulo (SP). A iniciativa irá disseminar conteúdos, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos para promover o desenvolvimento e fortalecer as organizações nos seus territórios.

As organizações da sociedade civil (OSCs) atuam em prol de interesses coletivos e são, ao mesmo tempo, parceiras e fiscalizadoras do Estado na implementação de políticas públicas. Engajadas em causas socioambientais e calcadas na defesa dos direitos humanos, as OSCs também combatem desigualdades, atuam de maneira intersetorial com autoridades, na promoção de políticas públicas, colaboram para a produção de conhecimentos, promovem debates e conscientizam a sociedade sobre a importância do desenvolvimento social.

Inúmeros atores integram o ecossistema do setor social e trabalham de forma colaborativa para reduzir as desigualdades e promover a justiça social. E assim surge a Plataforma Conjunta, ferramenta relevante que irá mapear, organizar e disseminar as melhores práticas de gestão do terceiro setor. Para isso, criou editorias como Comunicação, Gestão Financeira, Desenvolvimento Institucional, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Captação de Recursos, Monitoramento e Avaliação, Planejamento, Gestão Jurídica, Governança e Inclusão e Diversidade.

Outro diferencial da plataforma é a aposta em diferentes formatos como cursos, relatórios, conteúdos práticos, estudos de caso, podcast, publicações, vídeos, artigos, posts, eventos, pesquisas, modelos de documento, guias, infográficos e ferramentas. Os conteúdos também são divididos por níveis de conhecimento – iniciante, intermediário e avançado – para alcançar um público amplo e apresentar informações de maneira acessível.

A plataforma ainda busca estimular a ação colaborativa e soluções para o setor. O caráter cooperativo está presente também na interação entre a Conjunta e o público. Qualquer usuário da plataforma pode indicar conteúdos, consultorias e iniciativas para organizações da sociedade civil desde que estejam em conformidade com a Política Editorial do site.

Para Rodrigo Pipponzi, confundador e presidente do Instituto ACP, “é necessário desenvolver o campo de uma maneira mais ampla e com esse olhar institucional para que o setor tenha muito mais poder de gerar impacto. Sabemos a importância do terceiro setor dentro do contexto brasileiro e entendemos que o setor fortalecido ajudará a promover um Brasil mais equilibrado e mais justo. Precisamos de recursos, conhecimento e a plataforma serve como um vetor disso na medida em que oferece conteúdos em um universo de escala para centenas e talvez milhares de organizações”.

De acordo com Georgia Pessoa, diretora-executiva do Instituto humanize, “há uma aposta no desenvolvimento institucional de OSCs para contribuir com uma sociedade civil mais potente e transformadora. O humanize também acredita ser essencial fomentar uma mobilização direcionada a somar esforços em torno dessa pauta, de modo a escalar seu potencial de impacto. A Conjunta é um exemplo desta crença, não só pela sua contribuição com a disseminação de conhecimento, ferramentas e oportunidades de apoio ao desenvolvimento institucional de OSCs, mas também pelo importante papel da plataforma na promoção e alavancagem da pauta no terceiro setor”.

Para a Gerente de Investimento Social da Fundação André e Lucia Maggi (FALM), Aletéa Rufino, “a plataforma é uma oportunidade para compartilhar experiências e melhores práticas de iniciativas para o fortalecimento de OSCs, assim como aquelas atividades que desenvolvemos ao longo dos anos, a fim de ativar o ecossistema local do terceiro setor em territórios onde a Fundação atua”.

A iniciativa conta com o suporte de 25 organizações do setor, integrantes do Comitê Consultivo Colaborativo, entre elas a FALM. As organizações voluntariamente compartilham seus conhecimentos sobre temáticas de desenvolvimento institucional de OSCs para a construção da plataforma. São elas:

Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)

  • Associação Brasileira de ONGs (Abong)
  • FICAS
  • Fundação André e Lucia Maggi (FALM)
  • Fundação Behring
  • Fundação FEAC
  • Fundação José Luiz Egydio Setúbal
  • Fundação Oak
  • Fundação Salvador Arena
  • Fundação Tide Setubal
  • Fundação Agbara
  • IDIS
  • Imaflora
  • Iniciativa PIPA
  • Instituto Clima e Sociedade
  • Instituto Ibirapitanga
  • Instituto Órizon
  • Instituto Phi
  • Instituto Unibanco
  • Observatório da Branquitude
  • Pacto Organizações Regenerativas
  • Phomenta
  • ponteAponte
  • Somos Um
  • Synergos

A FALM no Fortalecimento de OSCs 

Por meio de uma iniciativa denominada Fortalecimento de OSCs, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é responsável por identificar e mapear organizações da sociedade civil (OSCs) com oportunidades para criar laços e relacionamentos em rede, se consolidarem nos territórios e diversificarem suas fontes de financiamento, sendo reconhecidas como protagonistas nas comunidades onde atuam. Para isso, atua em diversas frentes, como desenvolvimento de capacidades, incentivo e apoio financeiro e apoio a projetos sociais. Saiba mais: http://fundacaoandreeluciamaggi.org.br/  

Sobre a Plataforma Conjunta  

A ‘Plataforma Conjunta’ é fruto da parceria entre Instituto ACP, Instituto humanize e GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e conta com a colaboração de 25 organizações do terceiro setor. A iniciativa colaborativa é focada em disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos que fortaleçam a missão social das OSCs. Seu objetivo é promover o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil para potencializar sua atuação. Mais informações: https://conjunta.org/a-iniciativa/  

Serviço

Espaço para Apresentação da Conjunta: 12º Congresso Gife Dia: 13/04  

Horário: 18h  

Endereço: Memorial da América Latina,  

Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional